Sermão Expositivo: O que é e como fazer uma pregação expositiva
O sermão expositivo é o mais eficaz na transmissão da Palavra de Deus. O sermão expositivo
abrange uma porção mais extensa da Bíblia extraindo dela as verdades centrais.
O sermão expositivo é muito parecido com o sermão textual, a diferença é que este abrange no máximo três versículos, enquanto aquele abrange um texto maior, ou seja, uma porção mais extensa das Escrituras.
O sermão temático se baseia num tema; o textual se baseia num pequeno texto; o sermão expositivo se baseia num assunto.
DEFINIÇÃO DE SERMÃO EXPOSITIVO
Segundo Braga, sermão expositivo é aquele em que uma porção mais ou menos extensa da Escritura é interpretada em relação a um tema ou assunto.
A maior parte do material deste tipo de sermão provém diretamente da passagem, e o esboço consiste em uma série de ideias progressivas que giram em torno de uma ideia principal.
De acordo com esta definição, o sermão expositivo se baseia numa porção mais ou menos extensa da Bíblia, pode ser um capítulo ou mais da Bíblia, o mínimo é de quatro versículos.
Segundo Robson, pregação expositiva é a comunicação de um conceito bíblico, derivado de, e transmitido através de um estudo histórico, gramatical e literário, de uma passagem no seu contexto, que o Espírito Santo primeiramente aplica à personalidade e experiência do pregador, e depois, através dele, aos seus ouvintes.
O que grandes pregadores dizem sobre a pregação expositiva:
Selecionei uma amostra de definições de alguns autores proeminentes que definem exposição em seus livros sobre pregação. Embora a lista tenha uma variedade de definições, acredito que você verá muitos temas comuns enfatizados aqui.
John MacArthur: A mensagem encontra sua única fonte nas Escrituras. A mensagem é extraída das Escrituras por meio de exegese cuidadosa. A preparação da mensagem interpreta corretamente as Escrituras em seu sentido normal e em seu contexto. A mensagem explica claramente o significado original das Escrituras pretendido por Deus. A mensagem aplica o significado bíblico para hoje.
Bryan Chappell: A ideia principal de um sermão expositivo, o tópico, as divisões dessa ideia, os pontos principais e o desenvolvimento dessas divisões, tudo vem das verdades que o próprio texto contém. Nenhuma parte significativa do texto é ignorada. Em outras palavras, os expositores ficam de bom grado dentro dos limites do texto e não saem até que tenham examinado sua totalidade com seus ouvintes.
John Stott: Exposição refere-se ao conteúdo do sermão (verdade bíblica) ao invés de seu estilo (um comentário contínuo). Expor as Escrituras é extrair do texto o que está lá e expô-lo à vista. O expositor abre o que parece fechado, deixa claro o que é obscuro, desembaraça o que está atado e desdobra o que está bem empacotado.
Alistair Begg: Desdobrar o texto da Escritura de tal forma que entre em contato com o mundo dos ouvintes enquanto exalta Cristo e os confronta com a necessidade de ação.
Haddon Robinson: A comunicação de um conceito bíblico derivado e transmitido através de um estudo histórico-gramatical e literário de uma passagem em seu contexto, que o Espírito Santo aplica primeiro à personalidade e experiência do pregador e depois através dele aos ouvintes.
Martyn Lloyd-Jones: A pregação é a teologia que vem através de um homem que está em chamas e que o objetivo principal da pregação é dar aos homens e mulheres uma sensação de Deus e de sua presença.
David Helm: A pregação expositiva é uma pregação empoderada que legitimamente submete a forma e a ênfase do sermão à forma e ênfase de um texto bíblico.
Albert Mohler: A pregação expositiva é aquele modo de pregação cristã que tem como objetivo central a apresentação e aplicação do texto da Bíblia. . . todas as outras questões e preocupações estão subordinadas à tarefa central de apresentar o texto bíblico.
Mark Dever: A pregação expositiva é a pregação na qual o ponto principal do texto bíblico considerado se torna o ponto principal do sermão que está sendo pregado.
Tim Keller – A pregação expositiva fundamenta a mensagem no texto de forma que todos os pontos do sermão sejam os pontos do texto, e se aprofunde nas ideias principais do texto. Alinha a interpretação do texto com as verdades doutrinárias do restante da Bíblia (sendo sensível à teologia sistemática). E sempre situa a passagem dentro da narrativa da Bíblia, mostrando como Cristo é o cumprimento final do tema do texto (ser sensível à teologia bíblica).
EXEMPLO DE SERMÃO EXPOSITIVO
Título: A boa luta da fé
Assunto: Aspectos relacionados com a guerra espiritual do crente.
I. A moral do crente, vv. 10-14a
A) Deve ser elevada (v. 10)
B) Deve ser firme (vv. 11-14a)
II. A armadura do crente (vv.14b-17)
A) Deve ter caráter defensivo (14-17a)
B) Deve também ter caráter ofensivo (v. 17b)
III. A vida de oração do crente, v.18
A) Deve ser persistente (v.18a)
B) Deve ser intercessora (v.18b)
RAZÕES PARA USAR A PREGAÇÃO EXPOSITIVA
Por ser um método eficaz na transmissão da Palavra de Deus, há várias razões para usarmos
este método. Vejamos algumas:
- Com este método atingiremos o significado real de “exposição” – que quer dizer: “explicar, explanar e ensinar”.
- Uniremos a verdade bíblica à necessidade humana (2Tm 3.16).
- Alcançaremos o alvo principal – que é a transformação dos ouvintes, tornando-os maduros (Cl 1.28), aptos para ensinar a outros (Hb 5.11-14), e praticantes da Palavra (Tg 1.22)30.
Como pregadores do evangelho, devemos diligentemente nos esforçarmos para usar este
método com o objetivo de expormos com mais clareza, profundidade e eficácia a Palavra de Deus.
VANTAGENS DO SERMÃO EXPOSITIVO
O valor da pregação expositiva reside no fato de que Deus fala o máximo e o (a) pregador (a) o
mínimo.
No sermão temático o pregador fica livre para falar e expor suas idéias, no sermão expositivo, pelo contrário, o pregador está preso ao texto bíblico.
Fala somente aquilo que realmente está registrado no texto. Vejamos agora algumas vantagens deste método:
ENSINAR A BÍBLIA COM PROFUNDIDADE
Este método possibilita um ensino mais profundo da Bíblia ao povo, levando-o a um maior conhecimento da Bíblia, para enfrentar as dificuldades do cotidiano.
AUTORIDADE NA PREGAÇÃO
Dar maior autoridade à pregação, pois o pregador expõe aquilo que realmente é ensinado na Palavra de Deus.
O SERMÃO EXPOSITIVO EQUILIBRA O ENSINO DA BÍBLIA
Equilibra o ensino da Bíblia, pois, sendo consecutiva e sequencial, manterá o pregador e seus ouvintes livre da rotina, impedindo também a desproporcionalidade de certas verdades, em detrimento de outras.
O SERMÃO EXPOSITIVO HONRA A BÍBLIA
Honra a Bíblia, porque, trata a Bíblia tal como foi escrita, o sermão expositivo se caracteriza pelo respeito ao texto bíblico e ao seu sentido original.
Além disso, coloca a Bíblia acima de qualquer outra fonte.
O SERMÃO EXPOSITIVO ALIMENTA A IGREJA
Alimenta a igreja, porque, no sermão expositivo, o ouvinte é levado a ter um contato mais profundo com a Bíblia, o que resulta em alimento espiritual mais sólido.
Isso também aumenta a familiaridade do ouvinte com o texto sagrado e desenvolve nele o desejo de conhecer mais a Bíblia.
ALIMENTA E DESENVOLVE O PREGADOR
Ao preparar-se para alimentar os outros, o pregador alimenta sua própria alma, tornando-se ele mesmo mais convicto da mensagem que deseja apresentar.
Portanto, contribui para o desenvolvimento do pregador.
Sobre o Autor