6 Lições de Jesus curando os dez leprosos – Estudo e Pregação

Sermão Jesus cura dez leprosos

Esboço de pregação e estudo com 6 Lições de Jesus curando os dez leprosos. Sermão em Lucas 17:11-19.

Tema do Sermão: Jesus cura dez leprosos

Texto deste sermão sobre os dez leprosos: Lucas 17:11-19

11 E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galileia;12 e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe.13 E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!14 E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz.16 E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.17 E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

Introdução deste sermão dos 10 leprosos:




As pessoas perguntam: “Se Deus realmente existe, por que sofremos tanto na vida?” Existem muitas respostas. Uma explicação possível é que Deus tem um grande propósito nos sofrimentos do homem. Ele usa o sofrimento para levar o sofredor a conhecer seu poder salvador. 

A narrativa de Lucas de Jesus curando os dez leprosos é um exemplo clássico (Lucas 17:11-19). Podemos extrair 6 lições da cura dos dez leprosos.

1. A lepra como símbolo de problemas mortais

A. Os leprosos eram ritualmente impuros e viviam separados da comunidade (Levítico 14:36) Não havia cura.

C. Apenas duas pessoas foram curadas em toda a História do Antigo Testamento. Eles eram Miriam e Naamã.




D. Como os dez leprosos Todos têm 2 tipos de problemas mortais. Problemas físicos, como doença e dívidas. Então o problema do pecado nos separa de Deus.

2. A habilidade de Jesus de resolver problemas mortais

A. Jesus tem feito isso (Hebreus 4:15). O cristianismo é sobre o Deus vivo, não uma religião ou filosofia.

B. O mesmo Jesus, que curou os dez leprosos e muitos outros, embora tenha morrido por nossos pecados, ressuscitou depois de três dias e está vivo hoje.

C. Ele tem autoridade para curá-lo e perdoar seu pecado (Marcos 2:1-12). Na verdade, só Ele pode fazê-lo. Venha a Ele hoje!




3. Os dez leprosos eram excluídos da sociedade

A. Ele não os afugentou. Ao contrário do Sacerdote e do Levita na parábola do Bom Samaritano, nem Ele procurou uma rota de fuga.

B. Os excluídos da sociedade de nossos dias: viciados em drogas, prostitutas, criminosos, homossexuais, desesperados física e mentalmente, pacientes com HIV, mendigos, você escolhe.

C. Se Ele tem compaixão de uma prostituta, Ele não cuidará de você? O mundo rejeita. Deus aceita.

4. Os dez leprosos imploraram por Misericórdia

A. A popularidade de Jesus na região como milagreiro era generalizada. Provavelmente esses leprosos tinham ouvido falar dele. Eles reconheceram a autoridade de Jesus e buscaram Sua misericórdia.




B. Admita sua necessidade e confie em Deus para tocá-lo: As pessoas aceitam que têm uma necessidade física, mas muitas negam que têm uma necessidade espiritual. Essas pessoas também podem receber o favor de Deus, mas perderão a coisa mais importante da vida, a salvação da alma.

C. Mas para aqueles que aceitam Ele concederá liberdade, (João 3:18) Jesus estava a caminho de um destino importante. Mas Ele aproveitou o tempo para ajudar os leprosos. Deus é um Deus amoroso que cuida daqueles que vêm a Ele.

5. Os dez leprosos representaram sua fé

A. Jesus não curou os dez leprosos da maneira usual. Eles foram instruídos a ir e comparecer perante os sacerdotes. Eles foram curados enquanto estavam a caminho.

B. Fé é confiar e obedecer a Deus, mesmo que você não tenha nenhuma evidência física visível que sustente sua decisão.




C. Fé significa suportar o teste do tempo. (algumas vezes Deus cura instantaneamente. Às vezes Ele leva mais tempo) Confie em Deus por Sua palavra – Pedro andou sobre as águas, ele confiou em Jesus por Sua palavra, (Romanos 10:17)

6. Apenas um deles foi verdadeiramente curado

A. Nove leprosos nunca mais voltaram. Qual seria o motivo? Eles foram obedientes até certo ponto, mas falharam no final.

B. Quais são suas desculpas para receber os benefícios do cristianismo e rejeitar o salvador.

C. “Sua fé o curou”. Literalmente significa “salvo”. Três significados primários são (1) Cura física e até mesmo um exorcismo (2) Salvação da vida física (3) Salvação eterna. 




A “salvação” do leproso samaritano foi além da purificação de sua lepra para a purificação de seu pecado.

Conclusão deste sermão sobre os dez leprosos

Entregue sua vida ao Senhor Jesus Cristo em gratidão ao que Ele fará por você esta noite e Ele lhe dará o presente da vida eterna. O milagre e o poder que ele quer que você encontre esta noite é apenas um vislumbre do que Jesus tem para você na loja (1 Coríntios 2:9). 

O leproso samaritano tomou a decisão certa. O que você fará com Jesus esta noite? A decisão é sua.

Se você gostou deste esboço de pregação dos dez leprosos, então veja mais sermões prontos aqui.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.