Perspectivas Bíblicas do Batismo nas Águas – Sermão e Estudo
Introdução deste estudo sobre o Batismo nas águas
Alguma forma de batismo nas águas é praticada quase universalmente em todas as religiões. Não é distintamente cristão, embora Jesus o tenha adotado como uma forma de seus seguidores se identificarem com o cristianismo.
Hoje passou a ser mais comumente identificado com o cristianismo, alguns até acreditando que o batismo nas águas é sinônimo de salvação. Mas, quão importante é o batismo nas águas? Vamos dar uma volta pelas escrituras para ver:
1. O que o Batismo nas águas não é?
1. Pré-requisito para a Salvação
A. É uma interpretação errônea de 1 Pedro capítulo 3 versículo 21. ( Correspondendo a isso [resgate através do dilúvio], o batismo [que é uma expressão da nova vida de um crente em Cristo] agora salva você, não removendo a sujeira do corpo, mas por um apelo a Deus por uma boa (limpa) consciência, [demonstrando o que você acredita ser seu] através da ressurreição de Jesus Cristo,)
B. A palavra grega “antitupon” usada aqui no lugar de “correspondente” implica uma impressão deixada por um selo, não o próprio selo enquanto “eperotema” usado no lugar de “apelo” implica a resposta esperada em um acordo de aliança.
C. Se o batismo nas águas é um pré-requisito para a salvação, então por que Paulo disse em 1 Coríntios capítulo 1 versículo 14: “Graças a Deus não batizei nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio”.
2. Pré-requisito para o Céu
A. Alguns até abriram buracos no gelo para batizar imediatamente, para que o novo crente não perca o céu.
B. O ladrão penitente na cruz não teve oportunidade de receber o batismo nas águas, mas Jesus prometeu que estaria no paraíso naquele exato momento da história.
C. Essa ideia é chamada de “Regeneração Batismal”. Está em contradição direta com as escrituras e a doutrina de ser salvo pela fé.
3. Lavagem Literal do Pecado
A. A água usada no batismo em água é Simbólica de lavagem de sangue ( Hebreus 9:14 ; Apocalipse 1:5 ).
B. Esta idéia pressupõe que o pecado é físico ou tangível e pode ser lavado pela mera água. É absurdo e sem sentido!
C. O que você faria com a água quando nada menos que um sacrifício de sangue poderia salvá-lo.
2. O que o Batismo nas águas é?
1. O batismo nas águas está enraizado no Antigo Testamento (Êxodo 30:17-21) e praticado por João Batista (Mateus 3:1-17). Experimentado e comandado por Jesus (Mateus 28:19)
2. O batismo nas águas era praticado na igreja primitiva (Atos 8:36-35; 10:47-48; 16:33; 19:5) e ordenado pelo Apóstolo Pedro em Atos 2:38 (intimamente aliado à salvação).
3. O batismo nas águas foi praticado por Paulo (Atos 19:5). Exige obediência à ordem de Cristo (Atos 2:38 – veja novamente 1 Pedro 3:21 “…o penhor da boa consciência..)
Observação: Embora não ser batizado não possa mantê-lo fora do céu, uma recusa rebelde em obedecer a Cristo nível de compromisso!
3. O que o Batismo nas águas simboliza?
1. Vimos em 1 Pedro 3:21 que é um “antitupos” ou um tipo de salvação (assim como a arca de Noé foi um tipo de salvação) Também simboliza o sangue purificador de Cristo (Hebreus 9:14; 1 João 1:7; Apocalipse 1:5)
2. É a identificação com Cristo que faz uma declaração ousada ao mundo (Romanos 6:3-5; Colossenses 2:8-12).
3. É um testemunho para a humanidade que estamos nos separando do mundo (1 João 2:15-17). Mesmo o próprio ato de imersão requer a cessação da respiração (morte), submersão abaixo da superfície (sepultamento) e ressurgimento (ressurreição). Que símbolo tremendo!
4. Qual é a forma correta de Batismo?
Três formas foram praticadas ao longo da história: imersão, derramamento e aspersão. No início, a imersão era o modo preferido, mas despejar e aspergir vieram em favor da conveniência. Qual é bíblico?
1. A palavra grega “baptizo” significa “mergulhar” ou “imergir”. Foi transliterado. O precedente bíblico sugere fortemente a imersão (Mateus 3:6; Mateus 3:16; Atos 8:38, 39)
2. A origem do derramamento e aspersão (Lógica) – Se você acreditava que o batismo era a salvação, então até mesmo as crianças e os moribundos precisavam do batismo. Inconveniente por imersão fácil por aspersão. Devemos permitir que a conveniência dite a profundidade de nossa obediência?
3. E a fórmula? “Em Nome de Jesus” ou “Do Pai, Filho, Espírito Santo”? Numerosas referências a “Em nome de Jesus” (não denota uma fórmula, mas o tipo de batismo, em oposição ao “batismo de João”) O próprio Jesus nos deu a fórmula ( Mateus 28:19 )
5. Quando você pode se Batizar?
1. Após o verdadeiro arrependimento (Atos 2:38). Um símbolo é insignificante sem realidade, portanto o batismo sem verdadeiro arrependimento não tem sentido.
2. Portanto: O batismo infantil não tem sentido. É uma herança da teologia da regeneração batismal. Qualquer batismo sem verdadeiro arrependimento não tem sentido.
3. Se simboliza a limpeza, então deve ocorrer após a limpeza. Portanto, um pródigo voltando para casa deve ser batizado novamente.
6. É absolutamente necessário se Batizar nas águas?
Sim. Como um ato de obediência ao mandamento de nosso Senhor . Lembre-se: não ser batizado pode não mantê-lo fora do céu, mas uma recusa rebelde em obedecer ao rei Jesus pode! Alimento para o pensamento. Se você não pode se comprometer a receber o batismo nas águas, como Deus pode esperar que você se comprometa com tarefas muito maiores.
Um Convite para o Batismo:
Alguns de vocês nunca foram batizados nas águas porque não acharam importante. Agora, você pode ficar envergonhado porque acha que todos vão pensar que você já foi batizado. Esqueça o que todo mundo pode pensar e seja obediente a Deus. Junte-se ao nosso próximo grupo de candidatos ao batismo agora.
Sobre o Autor