Sermão: O que fazer quando Deus está em silêncio?

Sermão temático sobre o silêncio de Deus no texto de 1 Reis 18:1 com o tema: O que fazer quando Deus está em silêncio?

Tema do Sermão: O que fazer quando Deus está em silêncio?

Texto deste sermão sobre o silêncio de Deus: 1 Reis 18:1

E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. – 1 Reis 18:1

Introdução deste sermão sobre o silêncio de Deus

Elias foi usado por Deus para profetizar que não choveria na terra por mais de 3 anos, por causa dos pecados do povo. Por causa disso ele vivia se escondendo durante esses anos. 

Há uma declaração na Bíblia que parece complicar ainda mais a situação de Elias:

E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. – 1 Reis 18:1

De acordo com o Novo Testamento, esse “depois de muito tempo” foi na verdade 3 anos e meio. A fome durou 3 anos e meio. 

Apesar das pessoas continuarem a pecando durante os 3 anos e meio, Elias permaneceu fiel. No entanto, Deus estava em silêncio. Deus estava aparentemente inativo, sem falar, mesmo com Seu grande servo Elias. 

Você já passou por isso também? Já provou o silêncio de Deus em sua vida?

No sermão de hoje, aprenderemos três coisas que podemos fazer quando Deus está em silêncio. 

1. Entenda: O silêncio não é uma ausência de ação

A. Só porque Deus está em silêncio, isso não significa que Ele está ocioso: (O período intertestamentário: Um intervalo de 400 anos entre o ministério do Profeta Malaquias e João Batista. Deus estava quieto, mas preparando o mundo para receber Seu filho, (Gálatas 4:4).

B. Cristãos experientes sabem que alguns dos maiores movimentos que Deus fez em suas vidas vieram após um período de sequidão espiritual. Portanto, fique muito perto de Deus e espere Seu poder se manifestar.

Aplicação e lição:

Um velho provérbio diz: “A hora mais escura é logo antes do amanhecer”. Quando você estiver no seu ponto mais baixo, quando tudo parecer perdido e toda esperança parecer ter acabado, tenha esperança em Deus, porque as coisas só podem melhorar a partir daí.

2. Elimine os pecados em sua vida

A. Nos tempos do Antigo Testamento, os sacerdotes eram mediadores entre Deus e o homem. Mas quando os filhos de Eli pecaram (1 Samuel 2:12-17, 1 Samuel 2:22), seu relacionamento com Deus foi cortado e Deus parou de falar com seu povo (1 Samuel 3:1).

B. Elias não pecou, ​​mas os israelitas estavam vivendo em pecado. O pecado impede o relacionamento do homem com Deus.

Aplicação e lição:

Não encontre desculpas para justificar seu pecado. Confronte-se, confesse e volte-se para Deus.

3. Continue a confiar em Deus

A. Embora esta situação tenha crescido de mal a pior, Elias não desobedeceu a Deus. Ele o obedeceu pela fé.

B. Tempos de silêncio podem ser assustadores e requerem mais fé. (Não a  que muda as situações, mas a fé que obedece).

Aplicação e lição:

Não podemos ter experiências com Deus o tempo todo. Mas continue a confiar em Deus e obedecê-lo. Isso irá prepará-lo para receber de Deus quando ele terminar o tempo do silêncio em sua vida. Resista à tentação de reclamar, desanimar e parar na fé.

Conclusão deste sermão sobre o silêncio de Deus

Há muitos grandes milagres que Deus fez e certamente continuará a fazer. Mas o maior milagre de todos é descobrir o que fazer durante os momentos em que os milagres não vem. 

Você está preparado para o silêncio de Deus? Guarde bem estas lições deste sermão para ter êxito quando passar pelo silêncio de Deus.

Gostou deste esboço de pregação sobre o silêncio de Deus? Então mais esboços de sermões prontos.

Entre no grupo e receba novidades em primeira mão!
Entrar no grupo

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".