A parábola da ovelha perdida: significado e 7 lições que podemos aprender com ela
A maior maravilha que temos nesta vida é saber que a nossa alma tem um valor inestimável para Deus. Jesus nos mostrou isso quando contou a parábola da ovelha perdida.
Essa é mais uma das histórias que Jesus contou durante o seu ministério para instruir ao povo sobre o amor de Deus. Esta parábola revela claramente a importância que Deus atribui a cada uma de suas ovelhas, mostrando sua compaixão quando busca a ovelha desgarrada.
Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre essa metáfora, abordaremos seu significado mais profundo e destacaremos sete lições preciosas que nos aproxima do nosso amado Deus.
Qual o contexto e a razão por trás da parábola da ovelha perdida?
No tempo em que Jesus caminhou entre os homens, o público ao seu redor era diversificado e abrange pessoas de diferentes origens sociais e religiosas. Estavam entre eles, por exemplo, os fariseus e escribas que criticavam Jesus por se associar com pecadores e excluídos.
Na verdade, eles consideravam as suas ações como algo inconcebível para um mestre religioso.
Porém, em resposta a essas críticas, Jesus contou três parábolas com muitos fundamentos, uma das quais é a Parábola da Ovelha Perdida (Lucas 15:1-7). Confira:
“Se um de vocês tiver cem ovelhas e perder uma delas, não deixará as noventa e nove no campo e irá atrás daquela que se perdeu até encontrá-la? E, encontrando-a, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Então, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois achei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender.“
Apesar dos opositores de Jesus compreenderem o que ele dizia, não recebiam de bom grado, pois mostrava em que estavam errados.
Qual é o significado profundo dessa metáfora?
Essa história retrata o amor incondicional de Deus por cada indivíduo e sua busca incansável pelos que se desviaram do caminho certo. O pastor, que representa Jesus, deixa as noventa e nove ovelhas no deserto, ou seja, ele não desiste daqueles que já estão seguindo a palavra de Deus.
Por isso, se dirige em busca da ovelha perdida, mostrando que Deus valoriza cada alma, não importa o quão extraviada possa parecer. Isso ilustra a importância que a nossa alma tem aos olhos do Criador.
Vale destacar ainda que, os pastores não andavam sozinhos, assim, ao sair a procura da ovelha perdida, as outras ficavam sob os cuidados de outros pastores.
Isso demonstra que Deus não abandona ninguém, mas sempre que precisa, busca zelosamente os perdidos.
O que nos ensina a Parábola da Ovelha Perdida?
Quando Jesus proferiu esta parábola, havia necessidade de mostrar a todos que para o Senhor todas as pessoas valem muito. Neste mesmo capítulo, por exemplo, ele conta a parábola da dracma perdida e a do filho pródigo.
O objetivo dele era reforçar de diversas maneiras como Deus está disposto a perdoar os que buscam perdão. Ele enfatizou com essas histórias, que podemos buscar a misericórdia de Deus porque ele também está nos buscando e nos esperando para nos receber em seu reino.
Agora, vamos conhecer o que aprendemos com essa parábola.
1. Deus cuida individualmente de nós
Assim como o pastor conhece suas ovelhas, Deus conhece cada um de nós pessoalmente, sabendo de nossas lutas, fraquezas e desafios.
2. Oferecer compaixão pelos extraviados
A parábola nos ensina a ter compaixão e buscar os perdidos, mostrando-lhes o amor de Deus e ajudando-os a encontrar o caminho de volta.
3. Alegria no céu pela conversão
Quando um pecador se arrepende, há celebração nos céus. Isso demonstra a alegria que Deus sente quando um de seus filhos retorna ao caminho da retidão.
4. Valor intrínseco de cada alma
Não importa quem somos ou o que fizemos, somos preciosos aos olhos de Deus, e Ele está sempre disposto a nos resgatar.
5. A iniciativa divina
Deus toma a iniciativa de nos buscar e nos resgatar. Sua graça e misericórdia são demonstrações do seu amor incondicional por nós.
6. A misericórdia que nos alcança
Nenhum pecado é grande demais para a misericórdia de Deus. Sua graça se estende a todos os que se arrependem sinceramente.
7. A alegria compartilhada
Essa parábola nos convida a compartilhar a alegria da salvação com outros, incentivando-os a conhecer e seguir a Deus.
A Parábola da Ovelha Perdida é para nós um lembrete de quanto Deus valoriza cada um de nós, mesmo em meio às nossas falhas e transgressões.
Isso nos mostra que o Senhor compreende que lutamos contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. Sabe, portanto, que muitas vezes, perderemos as forças, nos machucaremos e precisaremos que o seu amor se manifeste graciosamente em nossas vidas.
Gostou de conhecer como Deus nos ama? Então leia mais parábolas:
Sobre o Autor