A parábola da ovelha perdida: significado e 7 lições que podemos aprender com ela

parábola da ovelha perdida

A maior maravilha que temos nesta vida é saber que a nossa alma tem um valor inestimável para Deus. Jesus nos mostrou isso quando contou a parábola da ovelha perdida. 

Essa é mais uma das histórias que Jesus contou durante o seu ministério para instruir ao povo sobre o amor de Deus. Esta parábola revela claramente a importância que Deus atribui a cada uma de suas ovelhas, mostrando sua compaixão quando busca a ovelha desgarrada.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre essa metáfora, abordaremos seu significado mais profundo e destacaremos sete lições preciosas que nos aproxima do nosso amado Deus.

Qual o contexto e a razão por trás da parábola da ovelha perdida?

No tempo em que Jesus caminhou entre os homens, o público ao seu redor era diversificado e abrange pessoas de diferentes origens sociais e religiosas. Estavam entre eles, por exemplo, os fariseus e escribas que criticavam Jesus por se associar com pecadores e excluídos. 




Na verdade, eles consideravam as suas ações como algo inconcebível para um mestre religioso. 

Porém, em resposta a essas críticas, Jesus contou três parábolas com muitos fundamentos, uma das quais é a Parábola da Ovelha Perdida (Lucas 15:1-7). Confira:

Se um de vocês tiver cem ovelhas e perder uma delas, não deixará as noventa e nove no campo e irá atrás daquela que se perdeu até encontrá-la? E, encontrando-a, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Então, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois achei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender.

Apesar dos opositores de Jesus compreenderem o que ele dizia, não recebiam de bom grado, pois mostrava em que estavam errados.




Qual é o significado profundo dessa metáfora?

Essa história retrata o amor incondicional de Deus por cada indivíduo e sua busca incansável pelos que se desviaram do caminho certo. O pastor, que representa Jesus, deixa as noventa e nove ovelhas no deserto, ou seja, ele não desiste daqueles que já estão seguindo a palavra de Deus. 

Por isso, se dirige em busca da ovelha perdida, mostrando que Deus valoriza cada alma, não importa o quão extraviada possa parecer. Isso ilustra a importância que a nossa alma tem aos olhos do Criador.

Vale destacar ainda que, os pastores não andavam sozinhos, assim, ao sair a procura da ovelha perdida, as outras ficavam sob os cuidados de outros pastores.

Isso demonstra que Deus não abandona ninguém, mas sempre que precisa, busca zelosamente os perdidos. 




O que nos ensina a Parábola da Ovelha Perdida?

Quando Jesus proferiu esta parábola, havia necessidade de mostrar a todos que para o Senhor todas as pessoas valem muito. Neste mesmo capítulo, por exemplo, ele conta a parábola da dracma perdida e a do filho pródigo. 

O objetivo dele era reforçar de diversas maneiras como Deus está disposto a perdoar os que buscam perdão. Ele enfatizou com essas histórias, que podemos buscar a misericórdia de Deus porque ele também está nos buscando e nos esperando para nos receber em seu reino.

Agora, vamos conhecer o que aprendemos com essa parábola.

1. Deus cuida individualmente de nós

Assim como o pastor conhece suas ovelhas, Deus conhece cada um de nós pessoalmente, sabendo de nossas lutas, fraquezas e desafios.




2. Oferecer compaixão pelos extraviados

 A parábola nos ensina a ter compaixão e buscar os perdidos, mostrando-lhes o amor de Deus e ajudando-os a encontrar o caminho de volta.

3. Alegria no céu pela conversão

Quando um pecador se arrepende, há celebração nos céus. Isso demonstra a alegria que Deus sente quando um de seus filhos retorna ao caminho da retidão.

4. Valor intrínseco de cada alma

Não importa quem somos ou o que fizemos, somos preciosos aos olhos de Deus, e Ele está sempre disposto a nos resgatar.

5. A iniciativa divina

Deus toma a iniciativa de nos buscar e nos resgatar. Sua graça e misericórdia são demonstrações do seu amor incondicional por nós.




6. A misericórdia que nos alcança

Nenhum pecado é grande demais para a misericórdia de Deus. Sua graça se estende a todos os que se arrependem sinceramente.

7. A alegria compartilhada

Essa parábola nos convida a compartilhar a alegria da salvação com outros, incentivando-os a conhecer e seguir a Deus.

A Parábola da Ovelha Perdida é para nós um lembrete de quanto Deus valoriza cada um de nós, mesmo em meio às nossas falhas e transgressões. 

Isso nos mostra que o Senhor compreende que lutamos contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. Sabe, portanto, que muitas vezes, perderemos as forças, nos machucaremos e precisaremos que o seu amor se manifeste graciosamente em nossas vidas.




Gostou de conhecer como Deus nos ama? Então leia mais parábolas:

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.