A Parábola dos Talentos: Significado e Lições Essenciais

Parábola dos Talentos

A parábola dos talentos nos ensina que devemos usar nossas habilidades e tudo o que Deus nos deu para servir a Ele.

Conhecer o significado dessa parábola, pode transformar a nossa percepção de nós mesmos, porque ajuda a reconhecer o que Deus espera de nós.

Jesus quis mostrar com essa história que não devemos enterrar nossos talentos, pois Deus dá a cada um, apenas o que consegue fazer. Ou seja, Ele é justo.

Assim, se você está desencorajado de utilizar os dons que Deus te deu, neste estudo vamos te mostrar o significado da parábola dos talentos, e destacamos lições essenciais que podemos aprender com ela.




Contexto de Mateus 25

“Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.”

É interessante notar que a parábola dos talentos segue a parábola das dez virgens. No texto original não tem separação. Ou seja, Jesus segue o mesmo assunto de vigilância e prudência.

Como na parábola das dez virgens, Jesus voltará. Há um alerta sobre estar preparado para o dia do encontro.

Na parábola dos talentos, Jesus dá ênfase na prática enquanto espera.




O que é ter um talento?

Não podemos entender a parábola dos talentos sem antes saber exatamente qual o seu significado e, porque Jesus a usou para instruir as pessoas. 

Naquele contexto, Ele mostrava que o reino dos céus era espiritual e estava nos corações dos que se submetem à vontade de Deus.

Na parábola das dez virgens, por exemplo, ensinava sobre a vigilância, pois o reino se caracteriza pela expectativa e preocupação em encontrá-lo.

Já nesta parábola, Ele explica que cada um de nós recebe uma quantidade de talentos e devemos multiplicá-los para entrar no reino dos céus. 




De acordo com o Dicionário Vine, um talento equivalia a 6.000 denários. Visto que um denário era o salário por um dia de trabalho nos campos, como mencionado em Mateus 20:2, isso é aproximadamente equivalente ao que seria ganho em 6.000 dias de trabalho.

Então, ter um talento significa ter uma habilidade pessoal, profissional ou espiritual que ao multiplicar, seremos recompensados. 

Ao contar essa parábola, Jesus estava reforçando a importância de utilizar os talentos dados por Deus de forma responsável e produtiva, sem negligência ou medo de arriscar.

O Significado da Parábola dos Talentos

Encontramos essa história em Mateus 25:14-30, ela inicia com Jesus fazendo uma comparação:




“Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou bens…” (14)

Daí, ele segue contando que o tal homem entregou a cada um dos servos uma quantidade diferente de dinheiro e eles prestariam conta no futuro. 

Essa história significa, portanto, que cada um de nós daremos contas ao nosso mestre de todas as dádivas que ele nos confiou. Para uns, pode ser a fé, para outros a paciência, e para outros a benignidade, a misericórdia e a confiança e Deus.

Não importa quais sejam eles, pois as provações e desafios da vida, se encarregará de mostrar qual ferramenta utilizar para multiplicar os dons de Deus em nós. Além dessas virtudes, Ele também nos concede habilidades que ao trabalharmos nela, daremos a nossa contribuição ao mundo.




O que a parábola dos talentos significa, na verdade, que devemos aproveitar ao máximo as oportunidades e usar os nossos dons de modo produtivo. 

Em outras palavras, não devemos enterrá-los, pois caso isso aconteça, perderemos até o que temos como aconteceu com o servo negligente da história. (Mateus 25: 26-30)

Como saber qual é o meu talento?

Cada ser humano nasce com uma habilidade, contexto histórico e cultural; como também nasce com uma condição social, emocional e de saúde. Porém, existe um ou mais talentos para cada uma dessas circunstâncias, assim, é nossa responsabilidade identificar e granjeá-los em nosso próprio contexto.

A ideia não é se acomodar às situações, mas ser fiel e utilizar as suas habilidades para superar os desafios. Dessa maneira, seremos recompensados quando chegar o dia de prestar contas.




Assim, para saber qual é o nosso talento, devemos orar, demonstrar gratidão e reconhecer a generosidade de Deus em nos capacitar. (Mateus 25:15)

No entanto, quando falamos de bem que o Senhor nos confiou, isso pode ser a nossa família. Quando valorizamos, cuidamos e amamos nossa família, estamos usando bem os talentos.

Tudo que você fizer para o bem do Reino de Deus, você está cuidando e multiplicando seu talento.

Lição 1: Deus nos confiou talentos

Como explicado, Deus nos confiou seus bens. Isso significa que Ele é bom em confiar a nós seus bens. Não merecemos, mas mesmo assim o Senhor foi bondoso.

Nenhuma pessoa pode dizer que não recebeu nada de Deus. Alguma habilidade ela possui. Além disso, se talento significa um bem de valor que Deus nos confiou, todos recebemos algo Dele.

Sua vida é um bem, a salvação é um bem, sua família é um bem, seus dons são talentos recebidos de Deus.

Lição 2: Não devemos menosprezar as nossas habilidades

Muitas pessoas acreditam que não podem fazer nada, pois tem apenas uma habilidade. Em geral, elas pensam que se investir o tempo dela nesta competência, não vai dar em nada e ainda acumulará frustração.

O servo que enterrou o talento, talvez tenha pensado da mesma forma, porém, isso pode revelar alguns problemas de nosso caráter como:

  • Medo ou baixa autoestima;
  • Preguiça ou falta de confiança;
  • Ingratidão;
  • Pré-julgamento injusto;
  • Ausência de atitude ou de responsabilidade.

No entanto, devemos compreender que Deus conhece as nossas dificuldades, por isso, não nos daria mais do que podemos dar conta. 

Daí a importância de lembrarmos que o mínimo que fizermos, se não beneficiar a muitos, vai pelo menos nos beneficiar. E esse é o pequeno juros que o Senhor requererá quando vier o dia da cobrança. 

Por isso, sejamos diligentes em desenvolver nossos dons e colocá-los em prática. (Mateus 25:16-18)

Lição 3: Deus recompensa os diligentes

Ao contar essa parábola, Jesus também nos encoraja a multiplicar nossos talentos, ou seja, a fazer crescer aquilo que Deus nos deu. 

Consideremos, assim, que Ele não nos chamou como multiplicadores da bênção divina, assim, quando cumprimos o propósito Dele, damos muitos frutos na presença de Deus. (Mateus 25:20-23)

Assim, aqueles que forem fiéis em administrar seus dons vão receber muitas recompensas, inclusive, o sentimento de dever cumprido e realização.

Além disso, poderão contar com bênçãos adicionais e maior responsabilidade no Reino. (Mateus 25:21, 23)

Gostou de aprender mais uma parábola? Então leia mais:

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.