A Santíssima Trindade na Bíblia: Estudo e Significados

Estudo Bíblico A Santíssima Trindade na Bíblia: Significados e Lições

A Santíssima Trindade é uma expressão da nossa doutrina cristã que usamos para se referir à crença de que há um único Deus em três pessoas distintas: o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo.

Essa doutrina é central para o nosso ensino cristão e é amplamente aceita pelas denominações cristãs. Considerando a relevância do assunto, resolvi trazer este estudo bíblico para lhe ajudar a compreender essa relevante verdade.

A Santíssima Trindade na História da Igreja

Os dois concílios que afirmaram a doutrina da Santíssima Trindade são o Primeiro Concílio de Niceia (325 d.C.) e o Concílio de Constantinopla (381 d.C.). Portanto, eles foram convocados por importantes figuras que queriam de uma vez por todas eliminar as heresias infiltradas no seio da igreja.

Assim, cada concílio tem a sua contribuição para o desenvolvimento da doutrina como conhecemos hoje. A seguir vamos para um breve resumo de cada um desses concílios.




Primeiro Concílio de Niceia (325 d.C.)

Amado(a), o Primeiro Concílio de Niceia foi uma reunião convocada pelo imperador Constantino I e teve como objetivo principal lidar com a controvérsia a respeito da natureza divina de Jesus Cristo.

Durante este concílio, os pais da igreja instituíram o Credo de Niceia, que afirmou a divindade do Filho e sua igualdade essencial com o Pai.

O Credo de Niceia foi o primeiro a afirmar que o nosso Senhor Jesus Cristo é “gerado” (Hebreus 1:5), não criado, da mesma substância do Pai”.

Concílio de Constantinopla (381 d.C.)

O Concílio de Constantinopla foi outra reunião da igreja, convocada para tratar de várias questões teológicas, incluindo a natureza do Espírito Santo. Durante este concílio, o Credo Niceno se reafirmou.




Portanto, este credo ampliou a confissão de fé estabelecida no Credo de Niceia de 325 d. C., enfatizando a divindade do Espírito Santo. Pois O mesmo “é Senhor e dá a vida” e temos que adorá-lo juntamente com o Pai e o Filho.

Assim, o Concílio de Constantinopla reforçou a doutrina da Trindade ao reconhecer a plena divindade do Espírito Santo e sua relação com o Pai e o Filho.

No que Está Baseada Essa Doutrina

É muito comum os adversários dessa doutrina questionarem a sua origem bíblica e o porquê da ausência do termo “Trindade” na Bíblia. A ideia da Santíssima Trindade é Baseada em várias passagens das escrituras sagradas que mencionam a relação entre Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo.

Por exemplo, quando lemos sobre o batismo de Jesus, registrado nos evangelhos de Lucas 3:21-22 e Mateus 3:13-17, percebemos a presença simultânea das três pessoas divinas.




Perceba que Jesus estava na terra, o Espírito Santo desceu em forma corpórea de pomba, e no céu Deus bradou: “Este é o meu Filho Amado…”. Ou seja, há uma manifestação das três pessoas distintas da trindade.

Além disso, quando nosso Senhor estava para subir aos céus glorificado, ensinou seus discípulos sobre a relação entre o Pai e o Espírito Santo e prometeu enviar outro consolador para estar com eles após sua partida (Jo 14:16).

A Santíssima Trindade Está Além da Nossa Compreensão

Tenho uma canção que diz assim: “Deus é fogo que queima e não se vê, terremoto que constrói e brasa que arde e não queima. Habita nas trevas onde mora a Luz, Deserto que manancial induz. Deus é Juíz que advoga e policial que algema com libertação“.

Com base nesse trecho poético acima, temos uma ideia de Deus como um paradoxo na mente humana. Paulo disse que Deus habita na luz inacessível (1 Tm 6:16). Salomão usou uma expressão para dizer que Deus habita nas trevas (2 Cr 6:1).




Então, com isso você já deve entender que a noção da pessoa de Deus está além da compreensão humana. Para nós é impossível imaginar 3 pessoas compor uma única divindade, mas nós não temos que explicar o impossível. A igreja, em todos os concílios doutrinários, nunca tentou explicar o impossível, apenas declarou sua fé.

Embora a doutrina da Santíssima Trindade seja de difícil compreensão para nós, ela afirma a unidade essencial de Deus. Isto nos desafia a cada dia buscarmos conhecimento na palavra de Deus, mas nunca querer compreendê-lo.

A Divindade na Santíssima Trindade

Podemos considerar, com base na Bíblia, que cada pessoa da Trindade é considerada igual em natureza, poder e divindade, mas ao mesmo tempo há distinção entre elas em termos de função e papel. Vejamos a seguir alguns versículos que destacam cada uma delas na Divindade.

O Pai como Deus:

1 Coríntios 8:6: “todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas e por meio do qual também nós existimos.”




O Filho como Deus:

João 1:1-3: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

Colossenses 2:9: “porque nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade.”

Romanos 9:5: “Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.”

O Espírito Santo como Deus:

Atos 5:3-4: “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do valor do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? E vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”




A unidade de Deus na Santíssima Trindade

Lemos em Deuteronômio 6:4: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.” Esse é só um dos versículos que destacam a unidade da Divindade. Quando estreitamos a ligação entre às três pessoas da Santíssima Trindade, percebemos que Jesus é um com o Pai (Jo 14:9-11).

Todos fomos batizados em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, e esta foi a ordem de Jesus Cristo (Mt 28:19). Em seguida, após esta fala de Jesus, Ele disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28:20).

Isto significa, que Ele também é um com o Espírito Santo, já que foi ao céu mas habita em nós através dEle.

Considerações Finais

O estudo da Santíssima Trindade é de suma importância para nós, pois revela o amor e comunhão entre as pessoas da divindade. Como relatei neste artigo, não devemos tentar compreender essa magnífica revelação, apenas declaramos a nossa fé.

Se gostou do post continue em nosso site:

Sobre o Autor

Mesequias Maadson
Mesequias Maadson

Sou acadêmico de Letras e Teologia, poeta, escritor publicado e autor de livro. Com vasta experiência na liderança da E.B.D. da minha igreja por 10 anos, também auxiliei por alguns anos o pastor vice-presidente do ministério. Apaixonado por estudar a Bíblia, compartilho meus conhecimentos por meio de redações e comentários sobre os textos da nossa lição. Além disso, sou compositor de canções românticas e espirituais, disponibilizando músicas para cantores.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.