Apenas um toque – Esboço de pregação

Apenas um toque - Esboço de pregação

Tema: Apenas Um Toque

Texto do sermão: Marcos 5:25-34

Introdução:

A história da mulher com fluxo de sangue que tocou em Jesus está nos evangelhos de Mateus (9:20-22), Marcos (5:25-34) e Lucas (8:43-48). Ela ocorre dentro do contexto do ministério de Jesus enquanto Ele estava na região da Galileia.

Jesus está indo para a casa de Jairo, um dos líderes da sinagoga, que havia pedido a Jesus para curar sua filha que estava à beira da morte.




Enquanto Jesus se dirige à casa de Jairo, uma grande multidão o cerca. Nesse meio, uma mulher que sofria de um fluxo de sangue há doze anos se aproxima de Jesus. Ela havia gasto todo o seu dinheiro com médicos, mas em vez de melhorar, sua condição piorava. Ela acreditava que se pudesse apenas tocar a roupa de Jesus, seria curada.

Então, ela se aproximou por trás e tocou a orla do manto de Jesus. Imediatamente, ela sentiu que estava curada de sua enfermidade. Jesus, percebendo que poder tinha saído dele, perguntou quem o havia tocado. A mulher, com medo e tremendo, confessou o que havia feito. Jesus a confortou, dizendo que sua fé a havia curado e a encorajou a ir em paz.

Perceba a disposição de Jesus em atender aqueles que o buscam com fé. Além disso, contrasta a abordagem da mulher com a atitude de Jairo, que também buscava a ajuda de Jesus, mas de maneira mais formal e pública.

Nesta pregação, vamos extrair algumas lições deste texto bíblico.




1. A Persistência da Fé (Marcos 5:25-26)

“²⁵ E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia.
²⁶ Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava.”

A mulher sofria de um fluxo de sangue por doze anos e gastou tudo o que tinha com médicos sem obter cura. Apesar de sua situação prolongada e desanimadora, ela não desistiu.

Sua persistência em buscar uma solução para sua condição é um exemplo notável de perseverança na fé.

Esta mulher nos ensina sobre persistir em nossa busca por Jesus, mesmo quando enfrentamos dificuldades e decepções. Pois, ainda há esperança!




2. A Expectativa de Milagre (Marcos 5:27-28)

“²⁷ Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto,
²⁸ porque pensava: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”.”

A mulher acreditava que se apenas tocasse as vestes de Jesus, ela seria curada.

Essa fé simples, mas poderosa, reflete uma expectativa confiante no poder de Jesus para realizar milagres.

Devemos nos aproximar de Jesus com uma expectativa de que Ele é capaz de transformar nossas vidas e trazer cura para nossas enfermidades, sejam elas físicas, emocionais ou espirituais.




Pense positivo! Declare em palavras o que você deseja! Com fé em Jesus, você vencerá!

3. O Toque que Transforma (Marcos 5:29-30)

“²⁹ Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento.
³⁰ No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: Quem tocou em meu manto? “

No momento em que a mulher tocou a vestimenta de Jesus, ela experimentou imediatamente a cura de sua condição.

O toque foi um ato de fé que desencadeou uma resposta divina.




Esse episódio nos lembra que não é a intensidade ou a sofisticação de nossa fé que importa, mas sim a sinceridade e a confiança em Jesus.

Um simples toque de fé pode desencadear uma transformação milagrosa em nossas vidas.

Querido(a), toque hoje em Jesus pela fé! Apenas de um toque!

4. A Confirmação e a Bênção de Jesus (Marcos 5:31-34)

“³¹ Responderam os seus discípulos: Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: Quem tocou em mim?
³² Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo.
³³ Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade.
³⁴ Então ele lhe disse: Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”.




Embora a cura da mulher tenha sido instantânea, Jesus queria mais do que apenas sua cura física. Ele desejava que ela experimentasse plenamente a restauração e a paz que vêm com a salvação.

Mas, ela precisava se posicionar. Ou seja, assumir o que ela fez.

Jesus ama a sinceridade de uma pessoa. E a mulher se posicionou declarando que ela tinha feito.

Embora Jesus sabia, Ele queria ouvir dela.

Quando Jesus a chamou de volta para confessar seu ato, Ele a abençoou e a confirmou em sua fé, dizendo: “Vá em paz e seja curada do seu mal”.

Esta interação mostra o amor e a compaixão de Jesus para com os que confiam nele e o poder transformador de seu toque.

Conclusão apenas um toque

Diante dessa narrativa inspiradora, o convite é claro: entregue suas dores, enfermidades e necessidades a Jesus. Ele é capaz de transformar sua vida e trazer cura, restauração e paz. Assim como a mulher com fluxo de sangue encontrou alívio e cura em Jesus, Ele também está pronto para agir em sua vida.

Portanto, que possamos aprender com a fé desta mulher e experimentar a plenitude da vida que Jesus oferece através de um simples toque de fé.

Podemos nos aproximar dele com corações abertos, esperando ansiosamente por sua intervenção amorosa em nossas vidas.

Basta apenas um toque em Jesus com persistência, fé e expectativa, confiantes de que Ele é capaz de realizar maravilhas em nós.

Confira mais esboços de pregação.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.