Como a Bíblia foi montada? História da Composição da Bíblia

A Bíblia foi montada ao longo de muitos séculos por homens de Deus que selecionaram os textos sagrados mais importantes e canônicos para formar uma coleção que é considerada a palavra de Deus pelos cristãos.

Sabemos que a Bíblia é a palavra e a mensagem de Deus para nós. No entanto, nem todos sabemos como a Bíblia que lemos chegou até nós. Quais métodos Deus usou para nos comunicar sua mensagem? Como surgiu os 66 livros nas escrituras? A Bíblia foi ditada a uma pessoa por meio de um mediador? É uma revelação progressiva dada a várias pessoas durante um período de muitos anos? Ou nós a recebemos milagrosamente de Deus? Quem decidiu que um livro era inspirado e outro não?

Uma compilação, dois testamentos, 66 livros escritos durante um período aproximadamente de 1500 anos. Essa é a Bíblia. Muitas vezes pensamos na Bíblia como um livro, o que é, mas também é uma compilação de muitos livros menores. Então, se a Bíblia não começou como a compilação que temos hoje, isso nos leva a seguinte pergunta: Como a Bíblia foi montada. 

A Bíblia nos diz que toda a Escritura é inspirada por Deus (2 Timóteo 3:16), então vamos ver como Deus zelou por sua palavra para completá-la e por que você pode confiar nos sessenta e seis livros que compõem a Bíblia que você lê hoje. 




O que significa a palavra Canon?

A palavra “canon” tem várias definições, mas no contexto da Bíblia, geralmente se refere a uma lista ou coleção de textos considerados autoritativos e inspirados por Deus. Esses textos são considerados canônicos porque são aceitos como tendo autoridade divina e são reconhecidos como a base da doutrina e da prática religiosa.

A palavra “canon” vem do grego “kanon”, que significa “régua” ou “medida”. No contexto da Bíblia, “canon” se refere a uma “medida” ou “padrão” pelos quais os textos sagrados foram julgados e aceitos como parte da coleção canônica. Em outras palavras, a palavra “canon” é usada para se referir aos livros considerados oficiais e aceitos como parte da Bíblia.

Como a Bíblia foi composta? (O antigo Testamento)

Ao começarmos a ver sobre a montagem da Bíblia, vamos nos concentrar primeiro no Antigo Testamento. 

Há menos discussão ou debate sobre o Antigo Testamento como a Palavra autorizada de Deus. O Antigo Testamento se divide em Lei, os livros históricos, os livros de poesia, os profetas maiores, os profetas menores. 




A Lei, que é composta pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, também chamados de Pentateuco, foi escrita por Moisés. Desde o momento em que a Lei foi escrita, ela foi reconhecida como autoritária e usada como base para como a nação de Israel deveria viver e servir a Deus. 

O resto do Antigo Testamento é composto da palavra de Deus escrita como ele a deu, mas uma grande parte dela foi a palavra falada de Deus que foi então transcrita, copiada e transferida de geração em geração. 

Esta transmissão oral e escrita foi um processo muito meticuloso e grande cuidado para registrar a palavra do Senhor com precisão para manter intacto o que Deus havia dito. 

Quando chegou a hora de decidir quais livros fariam parte das escrituras do Antigo Testamento, houve alguns testes chave aplicados aos escritos.




O teste da inspiração – Os livros que foram escritos tinham que ser vistos como dados pela inspiração do Espírito Santo . 

O teste de autoria – A maioria dos escritores de cada um dos livros era de pessoas que estavam em cargos que foram divinamente designados. A maioria dos escritores eram reis, profetas, juízes e pessoas que Deus havia designado para seus cargos. 

O teste de consistência – Como o Antigo Testamento foi escrito durante um período de cerca de mil anos, era importante que houvesse consistência entre o que foi escrito anteriormente. É importante notar que muitos desses autores não se conheciam, nem tinham a capacidade de ler e estudar o que os outros escreveram. Por esta razão, a consistência era muito importante, pois estava de acordo com o que Deus já havia dito. Este foi apenas um exemplo de como Deus estava cuidando de sua palavra.

O teste de confiabilidade – Este teste foi simples. Os israelitas confiavam na palavra como fundamento de suas crenças e de como viviam? Sua completa obediência à palavra de Deus, juntamente com os outros testes, foi fundamental para identificar quais livros pertenciam ao Antigo Testamento.




Na época de Cristo, os livros do Antigo Testamento estavam firmemente estabelecidos como escrituras confiáveis. Embora houvesse outros livros escritos, eles não atendiam a todos os critérios e, embora fossem úteis para encorajamento e até mesmo alguma instrução, não eram vistos como tendo a autoridade das escrituras.

Como a Bíblia foi montada? (Novo Testamento)

Assim como o Antigo Testamento, o Novo Testamento foi escrito por vários escritores. Havia nove no total que escreveram o Novo Testamento, e eles levaram apenas cerca de cinquenta anos para escrever esses livros. Compare isso com os mil anos que levou para escrever os livros do Antigo Testamento. 

Na época do Novo Testamento, a comunicação escrita era muito mais comum. Nas páginas do Novo Testamento, você descobrirá que Jesus e muitos dos escritores do Novo Testamento verificaram a autoridade das escrituras do Antigo Testamento porque muitas vezes se referiam a elas. 

Uma das razões pelas quais podemos confiar na validade e precisão do que foi escrito no Novo Testamento é por causa da evidência manuscrita. 




Existem mais de 5.800 manuscritos gregos e mais de 18.000 manuscritos traduzidos para outras línguas. 

O Novo Testamento tem mais manuscritos preservados do que qualquer outra literatura ou escrita antiga. 

Embora os manuscritos por si só não os tornem a palavra de Deus, eles preservam a autenticidade da Bíblia que temos hoje porque temos a capacidade de comparar com o que os escritores reais do Novo Testamento escreveram.

Como se escolheram os livros do Novo Testamento?

Muito parecido com o Antigo Testamento, houve certos testes dados aos livros do Novo Testamento para verificar sua inclusão como parte das escrituras. 




Foram testes críticos para saber como montar a Bíblia. Havia três critérios principais que estabeleceram os livros do Novo Testamento.

Origem Apostólica – Assim como os escritos do Antigo Testamento, a pessoa que os escreveu teve uma grande consideração em sua aceitação como parte da Bíblia. Para incluir qualquer escritura, tinha que ser escrito por um apóstolo ou por alguém intimamente associado ao apóstolo. 

Acordo – Este foi um teste tão importante porque acreditamos que toda a Escritura é inspirada por Deus. Para que algo seja considerado como Deus dizendo, não pode haver contradição com o que Deus já disse. Se assim fosse, então Deus estaria se contradizendo. Os escritos do Novo Testamento para serem considerados de origem divina tinham que estar de acordo ou não contraditórios com as escrituras já estabelecidas.

Aceitação – Este teste foi muito parecido com o teste das escrituras do Antigo Testamento. Esses escritos foram universalmente aceitos e confiados pela igreja primitiva? Isso significava não apenas partes da igreja, mas toda a igreja. O escrutínio desses testes foi vital para identificar o que era a palavra de Deus e o que não era. Assim como os escritos do Antigo Testamento, havia outros escritos que existiam, no entanto, por não atenderem a todos os critérios, não foram incluídos como parte da Bíblia.

Ao considerar os diferentes livros, houve debates até mesmo sobre alguns dos livros que entraram na Bíblia. Alguns podem ver esse debate como problemático, no entanto, acredito que seja saudável. Isso mostra que houve muito cuidado e atenção aos escritos com o desejo de ter certeza de que a Bíblia que temos hoje é exatamente o que Deus queria nos revelar sobre quem ele é e seu plano de salvação.

Por que a Bíblia católica inclui os apócrifos?

A inclusão dos livros apócrifos na Bíblia católica é um assunto complexo e controverso. Alguns dos livros apócrifos são considerados canônicos pelas igrejas ortodoxas e pela Igreja Católica, mas são geralmente considerados não canônicos pelas igrejas protestantes.

Os livros apócrifos são textos que foram escritos durante o período do Antigo Testamento, mas que não foram incluídos no cânon hebraico ou protestante da Bíblia. Esses livros foram incluídos no cânon cristão e católico da Bíblia por várias razões.

Em primeiro lugar, alguns dos livros apócrifos foram aceitos pelos primeiros líderes da igreja como escritos inspirados por Deus e foram usados em seus cultos e práticas religiosas. Alguns desses livros forneceram informações adicionais sobre a história e a cultura do povo judeu e foram valiosos para a compreensão do Antigo Testamento.

Além disso, alguns dos livros apócrifos foram aceitos pela igreja católica por sua doutrina teológica. Por exemplo, o livro de Tobias e o livro da Sabedoria contêm ensinamentos sobre a importância da oração e da caridade, que são valores centrais da doutrina católica.

No entanto, é importante notar que a inclusão dos livros apócrifos na Bíblia católica não significa que eles são iguais em autoridade ou inspiração aos outros livros canônicos do Antigo Testamento. Eles são textos valiosos para a compreensão da história e da cultura do Antigo Testamento e para a doutrina teológica da igreja católica, mas sua inclusão na Bíblia católica não é universalmente aceita.

A Bíblia é obra de Deus

Se você decidir estudar mais este tópico, há uma lente que você deve olhar. 

Não era a igreja, conselhos ou membros que determinavam quais livros pertenceriam na composição da Bíblia. 

A Bíblia não é obra de homens, é obra de Deus. O papel que os homens desempenhavam era escrever sob a inspiração do Espírito Santo e então serem guiados pelo mesmo Espírito Santo para saber quais livros eram os que ele inspirava e quais não eram. 

Os testes ​​foram simplesmente diretrizes para ajudar a chegar à conclusão do que Deus já havia estabelecido. 

Em última análise, a Bíblia foi montada e os livros foram escolhidos porque esses são os que Deus queria incluir em sua palavra revelada à humanidade. 

Enquanto ele usava homens para realizá-lo, ele observava o processo e é por isso que podemos saber que a Bíblia que temos hoje é a Palavra de Deus. 

A Bíblia é um livro originado da mente de Deus

Pelo poder do Espírito Santo, ele capacitou diferentes homens a tomar o que estava em sua mente e colocá-lo em forma escrita, para que pudéssemos saber exatamente o que ele queria nos dizer. 

Embora possa haver mais de quarenta escritores diferentes, há realmente apenas um autor original, que tornou sua palavra disponível para nós hoje. 

Como Deus é o autor de sua palavra, você pode ter certeza de como foi a montagem da Bíblia, porque ele estava por trás de tudo.

Por que os cristãos devem estar familiarizados com o processo de canonização? 

Os cristãos devem estar familiarizados com o processo de canonização para que saibam o que estão lendo e de onde veio. 

Entender como a Bíblia foi elaborada ajuda você a ganhar confiança para a vida cristã. Você sabe que Deus é verdadeiro e suas palavras também. É mais plausível acreditar que Deus inspirou palavras humanas do que acreditar que um livro caiu do céu ou foi ditado por Deus a um profeta. 

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.