Ilustração: O sofrimento de Davi Livingstone

Ilustração - O sofrimento de Davi Livingstone

Ilustração para usar em sermões, palestras e estudos bíblicos. Tema da Ilustração: O sofrimento de Davi Livingstone

A Ilustração: O sofrimento de Davi Livingstone

Davi Livingstone quase perdeu a vida em Mabotsa num encontro com um leão. Este esmagou-lhe um braço, que ficou inutilizado para sempre. Isto se deu no primeiro lugar onde fixou residência na África.

Mais tarde, quando voltou ao seu lar em Kolobing, descobriu que os Boers lhe tinham tirado o sofá, a cama, mesa e a louça de sua casa, tinham quebrado as cadeiras, rasgado os livros, tinham quebrado as janelas, vidros de remédios e levado suas provisões de mantimentos e o gado. Os Boers estavam resolvidos a cerrar o interior da África; mas Livingstone com o auxílio de Deus havia de abri-lo. Havia de fazer uma estrada pelo país, ou morrer na tentativa.

Chegando a Linyanti, a capital de Morolo, Livingstone encontrou uma grande enchente. Achou os brejos cobertos d’água à altura de um metro. As árvores, pedras e mato lhe foram grande obstáculo. Chegou ao fim de sua viagem com as mãos ensangüentadas e a roupa toda rota. Tinha sofrido febre repetidas vezes. Mas não se incomodava com isto, nem resolveu entregar-se ao desespero. Escreveu: “Há tantas pessoas cuja sorte nesta vida é tão miserável e desgraçada em comparação com a minha boa vida”.




Falta-nos espaço para contar aqui algo que o grande missionário sofreu, viajando mais de 46 mil quilômetros pela África, descobrindo assim para o mundo dois e meio milhões de quilômetros quadrados. Deu também um grande impulso à Causa das missões, acordando as consciências de cristãos em toda a parte, quanto ao tráfico de escravos na África.

Há poucos anos uma estátua de bronze de Davi Livingstone, o missionário e explorador, foi erguida perto da Cachoeira de Vitória, no coração da África. Ele foi o primeiro branco a avistar esta cascata. Um Jornal, escrevendo a respeito da inauguração deste monumento, disse:

“A neblina levantando-se de uma das mais estupendas cachoeiras servirá de símbolo de louvor perpétuo àquele que, como ele mesmo disse: Assentou sobre a África uma marca tão profunda, como igual construtor nenhum do império jamais conseguiu deixar, porque não somente colocou esta grande extensão – a terça parte dum continente – sobre os mapas da terra como explorador e geógrafo, mas também foi um dos maiores missionários que o mundo já viu, pregando o Evangelho que é a base moral dos povos adiantados. Na sua própria vida exemplificou aquilo que pregou. A influência dele durará na África mais do que o bronze que o representa com a Bíblia na mão.”

Você também pode se interessar por essas ilustrações:




Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.