Socorrendo um necessitado – Ilustração sobre amar sem fazer acepção
Esta ilustração fala sobre a importância de ajudar sem fazer acepção. Ideal para ilustrar sermões sobre amar e fazer o bem olhar para a raça, classe ou credo. Jesus faz assim e devemos seguir seu exemplo. Veja a ilustração:
A Ilustração: Socorrendo um necessitado
Bernard Shaw nos diz o seguinte: “O maior pecado para com o próximo não é odiá-lo, mas ser-lhe indiferente; essa é a essência da humanidade.”
Um hindu de alta casta achava-se sentado à sombra de sua casa, tendo ao lado um missionário. Transitava pelo caminho o povo humilde composto de párias e outros da baixa casta. Um deles, exausto pelo calor, caiu desmaiado na estrada.
Ninguém fez qualquer movimento para socorrer o pobre sofredor. O missionário, vendo o que se passava, correu pressuroso, levantou o pobre cansado, levou-o para um abrigo, deu-lhe de beber e providenciou ainda outros socorros.
Um dos hindus, admirado do que via, perguntou ao missionário porque fazia isto, pois a religião deles proibia tal coisa. A resposta foi: “Minha religião determina e impulsiona-me a agir assim”.
Lição para refletir da ilustração
Como é sublime este Cristo que nos enche o coração de amor, levando-vos a socorrer e auxiliar os necessitados ao nosso redor!
Antes de olharmos para a raça, o credo, a posição financeira, precisamos olhar para o que realmente a pessoa é. Uma alma que precisa de salvação assim como eu e você. A Bíblia diz que Deus amou o mundo todo. Ou seja, Ele não fez acepção de pessoas para salvar.
Texto bíblico para meditar
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Você também pode se interessar por essas ilustrações:
- Ilustração: Um caráter belo
- Ilustração: Cargas que não pesam
- Ilustração: Harmonia na Cruz Vermelha
- O senhor ama a Deus? Ilustração sobre provar nosso amor a Deus
- Ilustração: O sofrimento de Davi Livingstone
- Ilustração: O Bom Pastor é protetor
- Ilustração: Devemos orar pelos nossos inimigos
- Ilustração: O amigo de Fox, líder dos Quakers
- Acesse aqui a página com muitas outras ilustrações para sermões.
Sobre o Autor