7 Personagens da Bíblia chamados pelo seu nome duas vezes seguidas
Você já notou na Bíblia algumas vezes que Deus chamou o nome de um personagem repetindo duas vezes?
Aqui estão algumas pessoas da Bíblia que Deus repetiu o nome quando quis falar alguma coisa:
1. Abraão
Deus coloca Abraão à prova mais uma vez, pedindo-lhe agora para sacrificar seu único filho Isaque, ou seja, o filho da promessa. Contudo, Abraão, sem hesitar, está pronto para obedecer. Antes que ele possa consumir o ato, o anjo do Senhor o interrompeu, lhe chamando pelo seu nome duas vezes seguidas.
“Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.” (Gênesis 22:11)
Abraão demonstra sua fidelidade a Deus, superando o teste de fé. O Senhor providencia um carneiro no mato como um substituto para o sacrifício de Isaque.
2. Jacó
Quando Jacó acabou de descobrir que seu filho José não estava morto; mas que na verdade, ele era agora o governador do Egito. Jacó, que já era velho e desejava muito ver José antes de morrer, se prepara para descer ao Egito. Em seguida, ele tem uma visão:
“E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.” (Gênesis 46:2)
O Senhor diz a Jacó para não ter medo. Pois, ele terá a oportunidade de ver José, e seus descendentes se tornarem uma grande nação na terra estrangeira.
3. Moisés
Moisés, após matar um egípcio, fugiu do castigo do Faraó e agora leva uma vida como pastor no deserto, trabalhando para seu sogro Jetro. Um dia, algo surpreendente acontece: Moisés vê uma sarça em chamas, mas ela não se consome. Em meio às chamas, uma voz chama:
“E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.” (Êxodo 3:4)
Essa voz é do Deus dos ancestrais de Moisés, Abraão, Isaque e Jacó. O Senhor instrui Moisés a liderar a nação de Israel para fora da escravidão.
4. Samuel
Em um tempo em que as pessoas relataram ouvem a voz de Deus, um menino que dormia no tabernáculo é surpreendido ao ouvir uma chamada no meio da noite. O jovem Samuel pensa que o sumo sacerdote Eli, está o chamando, mas inicialmente descobre que a voz é de alguém ainda mais importante.
“Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.” (1 Samuel 3:10)
Depois dessa noite, Samuel se torna a porta-voz de Deus para a nação, além de assumir os papéis de juiz, sacerdote e ungido de reis.
5. Marta
Jesus ao chegar na casa de Marta e Maria, se depara com atitudes totalmente opostas. Enquanto Maria está sentada aos pés de Jesus, absorvendo seus ensinamentos, Marta, por outro lado, está focada nas tarefas da casa, preparando comida e cuidando da hospedagem para os viajantes. No entanto, ela se sente irritada porque Maria deixou todo o trabalho para ela, então pede a Jesus que intervenha.
“E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária.” (Lucas 10: 41)
Neste ínterim, Jesus diz a Marta que ela está preocupada com muitas coisas e destaca que Maria escolheu aproveitar a oportunidade para aprender com ele.
6. Simão
Jesus quando esteve na sua última ceia com os 12 apóstolos, e a hora da traição se aproximava. Os apóstolos iniciaram um debate sobre qual deles é o maior. porém, Jesus lhes diz que, no reino vindouro, eles julgarão as doze tribos de Israel, mas também enfrentarão provas ao seu lado.
Nesse momento, Jesus destaca Simão Pedro:
“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;” (Lucas 22:31)
Jesus estava querendo dizer a Pedro que, mesmo ele O negando, iria depois ajudar a fortalecer outros crentes. Mesmo que Pedro tenha negado Jesus, acabou se tornando o líder dos apóstolos na igreja primitiva.
7. Saulo
O jovem fariseu idealista tinha a intenção de prender e até assassinar cristãos, pois tinha recebido a ordem do sumo sacerdote para capturar os seguidores de Jesus em Damasco e levá-los de volta para Jerusalém.
Contudo, no meio do caminho, ele é surpreendido pela visão de Jesus Cristo ressuscitado, chamando-o:
“E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9:4)
Jesus escolhe Saulo, o qual também é conhecido também como Paulo, como um instrumento para levar o nome de Jesus aos gentios, reis e filhos de Israel.
Por que Deus chama o nome repetindo duas vezes?
A repetição do nome por Deus, como por exemplo “Samuel, Samuel”, tem diferentes significados e contextos dependendo do texto em questão. Aqui estão algumas possíveis razões para essa repetição:
Intimidade e atenção pessoal: Ao chamar alguém pelo nome duas vezes, demonstra uma proximidade pessoal e uma atenção especial à pessoa chamada. Isso mostra que Ele conhece profundamente o indivíduo e se preocupa com ele de maneira íntima.
Grandeza da mensagem: A repetição do nome geralmente precede uma mensagem ou uma instrução significativa de Deus. Isso serve para destacar a importância da comunicação que se segue. Além disso, para para garantir que o destinatário esteja completamente atento e pronto para ouvir e responder.
Urgência na resposta: A repetição do nome também indica urgência na resposta ou na ação requerida pela parte de Deus. Ele está chamando com um propósito específico e espera uma resposta imediata ou uma obediência pronta.
Sobre o Autor