WhatsApp

O perigo de perder Jesus – Estudo e Pregação em Lucas 2:41-49

Estudo e esboço de Pregação em Lucas 2:41-49 com o tema: O perigo de perder Jesus. Sermão para pregar sobre quando perderam o menino Jesus na festa.

Texto deste sermão sobre quando perderam Jesus: Lucas 2:41-49

Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.
E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.
Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;
E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?

Introdução do sermão

No filme “Esqueceram de Mim” a família McCallister, na confusão e na correria para embarcar no voo a tempo, deixa o pequeno Kevin em casa e não sabe até que já estão no ar. Algo semelhante aconteceu há quase 2000 anos e, ao contrário do filme, isso foi real. 




A Bíblia diz que Maria e José deixaram Jesus para trás em sua viagem de volta de Jerusalém. Há três verdades importantes sobre a presença de Deus que podemos aprender com esse incidente.

1. Podemos perder a presença de Deus e não saber

A) Naquela época, viajar em grupo era comum porque oferecia proteção contra bandidos e permitia que as pessoas distribuíssem recursos.

B) José e Maria assumiram que Jesus estava no grupo assim como as outras crianças da caravana. Eles não perceberam a ausência de Jesus até o final do dia.

C) As suposições podem enganar. Devemos examinar nossas vidas por dentro e por fora e ter certeza de que Deus está conosco.




2. Perder a presença de Deus é fácil. Encontrar é difícil

A) Jesus desapareceu em 24 horas. Levou mais um dia para Maria e José voltarem. Depois, outro dia inteiro para encontrá-lo. Soma até 3 dias.

B) Maria e José eram ignorantes? Não. Eles estavam simplesmente focados no negócio de voltar para casa. Essa não era a prioridade de Jesus.

C) Perder a presença de Deus na complexa logística da vida cotidiana é fácil. Mas redescobri-lo pode ser muito difícil.

3. Os filhos de Deus devem estar sempre em Sua presença

A) A declaração de Jesus “Eu devo estar na… de meu Pai” implica 2 significados. Devo cuidar dos assuntos de meu Pai e devo estar na casa de meu Pai.




B) Não podemos dizer que a presença de Deus está conosco a menos que aprendamos a estar em sua presença em primeiro lugar.

C) Se Deus é nosso pai celestial, precisamos cuidar de seu trabalho para ele enquanto estamos nesta terra.

Conclusão do sermão sobre o perigo de perder a Jesus

Vamos examinar nossas vidas para ver se a presença de Deus está faltando em nossas vidas todo esse tempo e começar a esperar em sua presença novamente.

Se você gostou deste tema, então veja mais esboços de sermões aqui.




Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.