O perigo de perder Jesus – Estudo e Pregação em Lucas 2:41-49

Estudo e esboço de Pregação em Lucas 2:41-49 com o tema: O perigo de perder Jesus. Sermão para pregar sobre quando perderam o menino Jesus na festa.

Texto deste sermão sobre quando perderam Jesus: Lucas 2:41-49

Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.
E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.
Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;
E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?

Introdução do sermão

No filme “Esqueceram de Mim” a família McCallister, na confusão e na correria para embarcar no voo a tempo, deixa o pequeno Kevin em casa e não sabe até que já estão no ar. Algo semelhante aconteceu há quase 2000 anos e, ao contrário do filme, isso foi real. 

A Bíblia diz que Maria e José deixaram Jesus para trás em sua viagem de volta de Jerusalém. Há três verdades importantes sobre a presença de Deus que podemos aprender com esse incidente.

1. Podemos perder a presença de Deus e não saber

A) Naquela época, viajar em grupo era comum porque oferecia proteção contra bandidos e permitia que as pessoas distribuíssem recursos.

B) José e Maria assumiram que Jesus estava no grupo assim como as outras crianças da caravana. Eles não perceberam a ausência de Jesus até o final do dia.

C) As suposições podem enganar. Devemos examinar nossas vidas por dentro e por fora e ter certeza de que Deus está conosco.

2. Perder a presença de Deus é fácil. Encontrar é difícil

A) Jesus desapareceu em 24 horas. Levou mais um dia para Maria e José voltarem. Depois, outro dia inteiro para encontrá-lo. Soma até 3 dias.

B) Maria e José eram ignorantes? Não. Eles estavam simplesmente focados no negócio de voltar para casa. Essa não era a prioridade de Jesus.

C) Perder a presença de Deus na complexa logística da vida cotidiana é fácil. Mas redescobri-lo pode ser muito difícil.

3. Os filhos de Deus devem estar sempre em Sua presença

A) A declaração de Jesus “Eu devo estar na… de meu Pai” implica 2 significados. Devo cuidar dos assuntos de meu Pai e devo estar na casa de meu Pai.

B) Não podemos dizer que a presença de Deus está conosco a menos que aprendamos a estar em sua presença em primeiro lugar.

C) Se Deus é nosso pai celestial, precisamos cuidar de seu trabalho para ele enquanto estamos nesta terra.

Conclusão do sermão sobre o perigo de perder a Jesus

Vamos examinar nossas vidas para ver se a presença de Deus está faltando em nossas vidas todo esse tempo e começar a esperar em sua presença novamente.

Se você gostou deste tema, então veja mais esboços de sermões aqui.

Entre no grupo e receba novidades em primeira mão!
Entrar no grupo

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".