WhatsApp

Quem eram os saduceus? 8 coisas sobre os saduceus na Bíblia

Os saduceus foram um grupo religioso e político judeu que existiu durante o período do Segundo Templo, entre cerca de 200 a.C. e 70 d.C. Eles eram uma das três principais facções judaicas da época, juntamente com os fariseus e os essênios.

Os saduceus eram principalmente membros da elite sacerdotal e detinham a maioria dos altos cargos religiosos em Jerusalém, incluindo o sumo sacerdócio. Eles tinham uma visão muito literalista da Bíblia Hebraica (o Antigo Testamento), e não acreditavam em doutrinas como a ressurreição dos mortos, anjos ou espíritos. Eles também rejeitavam a crença na imortalidade da alma.

Na época de Jesus, os saduceus eram frequentemente seus oponentes em debates religiosos. Eles se opunham a muitas das ideias e ensinamentos de Jesus, incluindo sua crença na ressurreição dos mortos. Os saduceus também desempenharam um papel importante no julgamento e condenação de Jesus.

Quem eram os saduceus na Bíblia?

“Mas, quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para onde ele batizava, disse-lhes: ‘Raça de víboras! Quem te avisou para fugir da ira vindoura?” Mateus 3:7




O insulto de João Batista aos saduceus foi ofensivo, para dizer o mínimo! Seu comentário aludiu ao fato de que eles eram semelhantes a uma ninhada de víboras, que matam suas mães quando nascem! 

João não tinha medo de denunciá-los por suas crenças retrógradas e incorretas, mesmo quando isso colocava sua vida em perigo. Os saduceus eram uma “seita judaica do primeiro século que enfatizava o poder de nosso livre-arbítrio”.

Os saduceus conheciam o Antigo Testamento e seguiam as leis dadas a Moisés para que pudessem manter as posições que proviam seu estilo de vida rico. “Eles eram um grupo que aderiu estritamente às leis encontradas na Torá. 

E eles consistiam de pessoas de elite e ricas que eram sumos sacerdotes, sumos sacerdotes e comerciantes”. Explica Pamela Palmer. “Os saduceus eram devotos do templo e em desacordo com os fariseus, Jesus e os apóstolos. 




E eles também faziam parte do Sinédrio.” Eles não acreditavam em ressurreição, anjos, céu, inferno ou qualquer coisa do mundo sobrenatural. Para eles, quando a vida na terra acabou, foi isso. A riqueza era sua principal busca na terra.

Os saduceus viviam no luxo e se opunham aos fariseus, Jesus e Seus apóstolos, fazendo o que podiam para impedir a propagação do evangelho. 

Eles eram conhecidos tanto por sua riqueza e corrupção quanto por sua devoção religiosa. Eles acreditavam no livre-arbítrio irrestrito, o que significa que Deus não tinha nenhum papel na vida pessoal dos humanos. Todo mundo era o mestre de seu próprio destino. Eles provavelmente estavam envolvidos na trama para prender e crucificar Jesus.

Qual a origem dos Saduceus?

Saduceu, hebraico Tzedoq , plural Tzedoqim , membro de uma seita sacerdotal judaica que floresceu por cerca de dois séculos antes da destruição do SegundoTemplo de Jerusalém em 70 DC . Não se sabe muito sobre a origem e história inicial dos saduceus, mas seu nome pode ser derivado de Zadoque, que era sumo sacerdote na época dos reis Davi e Salomão. Ezequiel mais tarde selecionou esta família como digna de ser confiada ao controle do Templo, e os Zadoquitas formaram a hierarquia do Templo até o século II AC.




saduceus na Bíblia

Aqui estão 8 coisas para saber sobre os saduceus:

1. De onde eles tiraram o nome?

“O rei colocou Benaia, filho de Joiada, sobre o exército na posição de Joabe e substituiu Abiatar por Zadoque, o sacerdote.” 1 Reis 2:35 NVI

Os saduceus eram um grupo proeminente de homens judeus que usaram sua posição no templo para se tornarem extremamente ricos. 

Eles diferiam dos fariseus, pois proclamavam que a palavra escrita da Torá era a lei autoritária acima de tudo, incluindo a lei oral passada de geração em geração. 




Uma crença comum é que foi derivado do nome do proeminente Sumo Sacerdote do Antigo Testamento, Zadok (2 Samuel 15:23-29; 1 Reis 2:35). Seu nome era bem reconhecido entre as pessoas, por causa da autoridade que tinham sobre eles.

2. Qual era o papel de um saduceu?

“Anás, o sumo sacerdote, estava lá, assim como Caifás, João, Alexandre e outros da família do sumo sacerdote.” Atos 4:6 NVI

Os saduceus eram dedicados ao Templo e tinham poder e controle sobre ele e o Sinédrio. O Sinédrio era o órgão governante para questões religiosas e legais dos judeus. 

O líder do Sinédrio era um Sumo Sacerdote com autoridade de rei e quase sempre era um Saduceu.




O papel dos saduceus era fazer cumprir as leis da adoração no templo. Foi um processo muito legalista e opressivo. Eles abusaram de sua proeminência para oprimir o povo de seu próprio país.

3. Os saduceus não acreditavam na ressurreição.

“(Os saduceus dizem que não há ressurreição e que não há anjos nem espíritos, mas os fariseus acreditam em todas essas coisas.”) Atos 23:8 NVI

Eles não acreditavam em ressurreição ou anjos. Eles acreditavam que com a morte, nossas almas morriam com nossos corpos, desconsiderando assim qualquer teologia sobre céu ou inferno. Aos seus olhos, o mundo sobrenatural não existia. Jesus disse:

“’Como é que você não entende que eu não estava falando com você sobre pão? Mas cuidado com o fermento dos fariseus e saduceus.’ Então eles entenderam que ele não estava dizendo para se guardarem contra o fermento usado no pão, mas contra o ensino dos fariseus e saduceus”. Mateus 16:11-12 NVI




A razão pela qual eles seguiram todas as leis de Moisés foi para que pudessem se tornar ricos a partir da posição de liderança no templo. Quebrar as leis os desqualificaria para essas posições. 

“Os saduceus valorizam muito menos os profetas do que os cinco livros de Moisés”, explica o pastor John Piper, “os saduceus preferiam o robusto e realista Moisés. Ele nunca disse nada sobre ressurreição.”

4. Os saduceus tinham mais poder e influência do que os fariseus

A principal diferença entre saduceus e fariseus era sua crença em nenhuma autoridade superior sobre a palavra escrita das Escrituras (nosso Antigo Testamento), enquanto os fariseus acreditavam no poder e na autoridade das Escrituras transmitidas oralmente. Quando eles exigiram um sinal de Jesus, Mateus registrou Sua resposta:

“Os fariseus e saduceus vieram a Jesus e o testaram, pedindo-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu. Ele respondeu: Quando a noite chegar, você diz: ‘Fará bom tempo, pois o céu está vermelho, e pela manhã: Hoje haverá tempestade, pois o céu está vermelho e nublado. Você sabe interpretar a aparência do céu, mas não consegue interpretar os sinais dos tempos. Uma geração perversa e adúltera espera um sinal, mas nenhum o receberá, exceto o sinal de Jonas.’ Jesus então os deixou e foi embora”. Mateus 16:1-4 NVI

Embora estivessem agrupados em seu desafio a Jesus, os saduceus eram mais poderosos, autoritários e mais ricos do que os fariseus.

5. Jesus confrontou os saduceus sobre suas crenças errôneas.

“Ouvindo que Jesus havia silenciado os saduceus, os fariseus se reuniram.” Mateus 22:34

Marcos 12:27  diz: “Ele não é o Deus dos mortos, mas dos vivos. Você está muito enganado.” (NVI) Jesus virou suas mesas no templo em mais de uma ocasião. Eles estavam roubando de pessoas que estavam tentando vir e adorar no templo de todo o coração. Isso enfureceu Jesus, como deveríamos fazer conosco hoje, quando vemos outros sendo explorados, especialmente por causa de sua fé em Cristo Jesus. 

“Cristo mostrou que os cinco livros de Moisés ensinam a ressurreição quando os saduceus Lhe fizeram uma pergunta enquanto Ele ministrava em Jerusalém no final de Seu ministério terreno.” Explica Ligonier Ministries, “Os saduceus esperavam provar que a ressurreição dos mortos era impossível.”

6. Os saduceus provavelmente planejaram prender Jesus

“Então Judas chegou ao jardim, guiando um destacamento de soldados e alguns oficiais dos principais sacerdotes e dos fariseus. Eles estavam carregando tochas, lanternas e armas.” João 18:3

Jesus virando as mesas dos saduceus no templo interferia na renda deles. Eles perseguiram intensamente a Jesus, a fim de impedi-lo de perturbar sua maneira afluente de obter riqueza e poder. Mateus escreveu: “Mas Jesus lhes respondeu: Vocês estão errados, porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mateus 22:29). 

Eles também tendiam a ter boas relações com o Império Romano, então seriam candidatos prováveis ​​a virar a cabeça dos oficiais romanos no caso de Jesus. Mateus registrou:

“Então os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, cujo nome era Caifás, e planejaram prender Jesus às escondidas e matá-lo”. Mateus 26:3-4

7. Os saduceus se opuseram aos apóstolos após a ressurreição

“Os sacerdotes, o capitão da guarda do templo e os saduceus foram ter com Pedro e João enquanto falavam ao povo. Eles ficaram muito perturbados porque os apóstolos estavam ensinando o povo, proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos. Prenderam Pedro e João e, como já era tarde, os puseram na prisão até o dia seguinte”. Atos 4:1-3

Os apóstolos enfrentaram uma resistência que ainda está pressionando os seguidores de Cristo hoje. 

Os saduceus eram apenas um grupo de muitos que iriam e virão contra o crescimento e estabelecimento da igreja de Deus na terra. Mas não importa quanto poder e autoridade grupos como este flexionem na terra, nenhum é maior do que Deus! Atos registra a resposta dos apóstolos após a libertação de Pedro e João:

“Ao serem soltos, Pedro e João voltaram para o seu próprio povo e relataram tudo o que os principais sacerdotes e os anciãos lhes haviam dito. Quando eles ouviram isso, eles levantaram suas vozes juntos em oração a Deus”. (Atos 4:23-24 NVI)

8. Os saduceus ainda existem hoje?

“’Guardai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.’ Então eles entenderam que ele não estava dizendo para se guardarem do fermento usado no pão, mas contra o ensino dos fariseus e saduceus”. Mateus 16:11b-12

“Dada sua dedicação ao templo”, explica Pamela Palmer, “acredita-se que eles tenham desaparecido após a destruição do segundo templo por volta de 70 dC”. 

Quando Jesus estava confrontando os saduceus em suas perguntas em Mateus 22, Sua explicação é aplicável às nossas vidas hoje. Jesus sugere que devemos ler nossas Bíblias como um presente, um endereço pessoal. Segundo, Jesus sugere que devemos ler nossas Bíblias como uma conversa com o Deus vivo.

Conclusão

Após a destruição do Segundo Templo pelos romanos em 70 d.C., os saduceus desapareceram como um grupo organizado. A maioria dos seus membros foram mortos ou dispersos e não há registro de seu ressurgimento posteriormente.

Os saduceus, eles mesmos, não estão mais presentes hoje. Mas, os mesmos princípios opressivos e falsos preceitos ainda correm soltos em nosso mundo. Muitas vezes, a Bíblia nos advertem para estarmos alertas, atentos, para nos voltarmos para Deus por meio de Cristo, guardarmos nossos corações e vestirmos toda a armadura de Deus.

Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.