3 Evidências que Situam O Patriarca Jó na Cronologia Correta
Queridos, podemos localizar o patriarca Jó, na Bíblia, cronologicamente correto? Muitas pessoas não têm conhecimento das possíveis pistas que nos levam a situar esse justo na história bíblica.
Todavia a Bíblia nos mostra um caminho e tenho certeza que você ficará impressionado com a precisão das informações.
Antes de irmos às evidências, gostaria de fazer um breve resumo sobre o patriarca Jó na Bíblia.
Quem é Jó na Bíblia?
O patriarca Jó é conhecido nas escrituras sagradas por sua fé, lealdade e esperança no seu Deus. Ele é apresentado como um verdadeiro modelo de adorador.
Jó não apenas adorava a Deus continuamente, mas levava a sua família inteira a ter uma vida sincera e de santidade com o Eterno (Jó 1:5).
Por possuir tais características, não por acaso, a Bíblia vai dizer que ele era um homem “íntegro, reto e temente a Deus e que desviava-se do mal (Jó 1:1). E nós sabemos o que acometeu aquele justo, pelo simples fato de ser santo.
Todavia o que estaremos abordando aqui não diz respeito à sua personalidade, nem mesmo como triunfou sobre o diabo e suas tentações. Trataremos de investigar mais evidências sobre sua vida e legado, com ênfase na sua cronologia bíblica.
A Bíblia vai localizar este homem na terra de Uz. Assim, muitos estudiosos têm uma vaga noção do tempo em que viveu este patriarca; chegando a dizer, superficialmente, que ele foi dos dias de Abraão, devido àquele Uz que é descendente de Sem, por meio de Arã, da genealogia dos Hebreus, em Gênesis 10:23.
Todavia, veremos que é possível saber exatamente a que povo ele pertence, e qual a mais provável e verídica localização dele na geografia e Cronologia Bíblica.
Hoje vamos explorar os 3 motivos que situam o patriarca Jó de maneira clara, no tempo bíblico mais aproximado.
1. A Localização do Patriarca Jó na Geografia Bíblica
Queridos, como pudemos ler anteriormente, a Bíblia vai afirmar que o patriarca Jó habitava na terra de Uz.
Há pelo menos dois Uz nas escrituras sagradas, porém apenas um será mais famoso, por isso as escrituras lhe darão mais espaço e importância.
Um deles é descendente de Sem, já o outro é descendente de um príncipe edomita chamado Disã (Gn 36:28,30,40-43). Este último ganhou mais renome, e, portanto, é o mais famoso da Bíblia.
É importante ressaltar aqui também, que Uz da terra de Edon, é neto de Esaú, porquanto seu pai, Disã, era filho de Aolibama, uma das mulheres daquele filho de Isaque (Gn 36:18).
A confusão é compreensível, pois até os nomes dos parentes de cada um desses Uzs mencionados são iguais. Por exemplo, enquanto temos um Uz que descende de Sem, por meio de seu filho Arã (Gn 10:23), temos aquele que é filho do edomita Disã, e que tem um irmão chamado de Arã (Gn 36:28).
No entanto, sem medo, podemos firmar que o Uz mencionado em Jó 1:1 era a terra do filho de Disã, descendente de Esaú.
Com base no livro de Jó 1:3, ele era o mais importante do oriente. A região de Seir era mesmo a Leste de Israel, porém meio ao sul. Alguns estudiosos sugerem que Uz ficava numa região limítrofe entre Arábia e Edom.
Mais Versículos que Falam de Uz como Terra de Edom
Temos vários versículos na Bíblia que relacionam o lugar onde Jó viveu com esse descendente de Esaú.
Vejamos:
Jeremias, falando dos reis de Canaã e regiões vizinhas, incluiu esse Uz edomita:
“E a toda a mistura de povo, e a todos os reis da terra de Uz, e a todos os reis da terra dos filisteus, e a Ascalom, e a Gaza, e a Ecrom, e ao remanescente de Asdode,”
Este mesmo profeta, no seu livro das Lamentações deixa mais claro que se refere ao povo de Edom quando fala:
“Regozija-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz; o cálice passará também para ti; embebedar-te-ás, e te descobrirás.”
Isto só reforça a ideia de que o patriarca Jó era da terra de Uz de Edon, possivelmente ele era um descendente de Esaú. Senão, vejamos a seguir mais pistas.
2. Os amigos do Patriarca Jó
Os amigos de Jó eram: Elifaz, o temanita; Bildade o Suíta e Zofar, o naamatita (Jó 2:11). Eles são mais uma evidência para situarmos Jó na história Bíblica.
Elifaz era o filho primogênito de Esaú (Gn 36:4). Por que podemos ter certeza disto? Por que este Elifaz foi o pai de Temã (Gn 36:11).
Talvez ele fez como o filho de Adão, colocou o nome de seu filho em uma de suas tribos, como Caim colocou o nome de Enoque em uma cidade que construiu (Gn 4:17)
Independente da situação, o Elifaz, amigo de Jó, é apresentado como um edomita, pai da tribo de Temã (Jó 2:11; Gn 36:28,40-43).
Os outros amigos de Jó são: Bildade e Zofar. Bildade é apontado como um descende de Suá, filho de Abraão com Quetura (Gn 25:2; 1 Cr 1:32), os descendente dessa mulher habitaram o deserto ao norte da Arábia.
Não dá para nós colocarmos o próprio “Suá’ como contemporâneo de Jó, pois veremos adiante que ele já teria morrido (Se considerarmos menos de 200 anos de vida).
Zofar, o naamatita, é o único que ninguém sabe nada sobre sua origem, portanto, nada pode acrescentar com relação ao tempo aproximado em que podemos situar Jó.
Assim, tendo Elifaz, filho de Esaú, como base, podemos concluir que ele serve para situar o patriarca Jó no tempo.
3. A Árvore Genealógica de Israel e Esaú Denunciam o Patriarca Jó no Tempo
Se observarmos à árvore genealógica de Jacó e Esaú, vamos entender que, aproximadamente, Jó se localiza num período muito impressionante cm relação ao povo de Israel.
Portanto, nos ajuda de uma vez por todas saber o tempo aproximado da Cronologia de Jó.
Siga este raciocínio: Temos dois filhos de Isaque, Jacó e Esaú (Gn 25:20-34). Jacó vai originar seus filhos: Rúben, Simeão, Levi, e Judá, Issacar, Zebulom, Benjamim, Dã, Naftali, Gade, Aser e José (Êx 1:2-5).
De Esaú retiremos Elifaz, seu primogênito (Gn 36:15). Elifaz foi Pai de Temã, este gera os temanita. Se Elifaz estava vivo quando foi visitar Jó ele poderia estar já velho.
Com base no discurso de Eliú, eles eram idosos (Jó 32:6). Vamos dar aqui uns 70 ou 80 anos a cada, ou até mais.
Se assim for, nós podemos situar Jó entre o período em que Jacó está se preparando para descer ao Egito, ou mesmo já quando eles estão lá no Egito com José.
Porque, mesmo Esaú casando primeiro que Jacó, não foi tempo suficiente para que Seu filho Elifaz envelhecesse e Jacó não tivesse filhos.
Ou seja, Jó foi contemporâneo dos filhos de Jacó. Assim, já que ele viveu tanto, pôde ter alcançado, cronologicamente paralelo, boa parte da estadia de Israel no Egito, antes da Opressão, ou até mesmo no início da opressão do povo.
Se gostou deste post, continue lendo em nosso SITE:
- 7 Lições Impactantes sobre Sodoma e Gomorra que irão Te Surpreender
- 6 Lições Verdadeiras Sobre à Lei do Sábado
- As 5 Faces Surpreendentes do Milagres na Bíblia que Você Precisa Saber
- 6 Lições que Você Nunca Viu Sobre a Criação do Homem
- 4 Lições de João Batista e seu Ministério
- 8 Palavras de Conselho para um Jovem Pastor
Sobre o Autor