O que a Bíblia diz sobre o dom de profecia?

O que a Bíblia diz sobre o dom de profecia

A Bíblia fala sobre o dom de profecia em várias passagens, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. A profecia é vista como um dom espiritual concedido por Deus a certos indivíduos para que possam falar em seu nome e transmitir mensagens divinas.

O Dom de Profecia na Bíblia

No Antigo Testamento, os profetas eram considerados mensageiros de Deus e muitos dos livros proféticos são encontrados na Bíblia Hebraica. Os profetas eram escolhidos por Deus para proclamar sua mensagem ao povo de Israel, frequentemente condenando a desobediência, prevendo eventos futuros ou dando conselhos divinos.

No Novo Testamento, o dom de profecia é listado entre os dons espirituais dados pelo Espírito Santo para a edificação da Igreja. O apóstolo Paulo fala sobre isso em sua primeira carta aos Coríntios, afirmando que o dom de profecia é dado para a edificação, encorajamento e consolo do povo de Deus. Ele também diz que os profetas devem falar de acordo com a fé e não contradizer a Palavra de Deus.

No livro de Atos, vários exemplos de profecias são dados. Por exemplo, Agabo profetizou sobre a fome que viria sobre Jerusalém (Atos 11:27-28) e o profeta Ágabo também previu que Paulo seria preso em Jerusalém (Atos 21:10-11).




Paulo escreveu sobre esse dom em sua carta aos romanos:

Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Romanos 12:6

A Bíblia também adverte sobre falsos profetas e ensina que as profecias devem ser julgadas com cuidado. Os cristãos são instruídos a testar tudo e reter o que é bom (1 Tessalonicenses 5:20-21).

Definição do Dom de Profecia

O dom de profecia é uma habilidade especial de falar a mensagem de Deus. Um profeta é basicamente um porta-voz de Deus. Ele entrega a Palavra de Deus às pessoas por meio de revelação direta. As declarações proféticas podem lidar com certos indivíduos, a igreja ou um contexto mais amplo. Nem sempre se refere ao futuro. A palavra é usada muito mais para proclamar a Palavra de Deus do que para prever o futuro. Há uma série de observações que podemos fazer sobre esse dom.




O dom de profecia existia no Antigo Testamento e continua até os dias atuais. No Antigo Testamento, os profetas frequentemente se dirigiam a reis e grupos de pessoas como um todo. No Novo Testamento, João Batista falou da vinda de Jesus, e através do Espírito Santo algumas pessoas ainda têm o dom de profecia hoje. O apóstolo Paulo escreveu: 

Se você afirma ser um profeta ou pensa que é espiritual, deve reconhecer que o que estou dizendo é uma ordem do próprio Senhor. Mas se você não reconhecer isso, você mesmo não será reconhecido. (1 Coríntios 14:37-3)

A verdadeira profecia de Deus é centrada em Cristo. Jesus é a Palavra Viva de Deus. Quando podemos alinhar a profecia com a verdade da Palavra de Deus, podemos confiar que é, de fato, uma palavra do próprio Senhor. 

O que é profecia e qual é o seu significado na Bíblia?

Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reencontro com ele, rogamos a vocês
que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado.
Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. 2 Tessalonicenses 2:1-3




A profecia é uma revelação. No contexto dos versículos acima, é inspirado pelo Espírito. Nem toda profecia é inspirada pelo Espírito, e é por isso que temos a Palavra de Deus para responsabilizar os profetas. “Quaisquer profecias que são dadas hoje não acrescentam às Escrituras”, explica o pastor John Piper, “elas são testadas pelas Escrituras. A Escritura é fechada e final; é uma fundação, não um processo de construção.” 

O papel principal dos profetas do Antigo Testamento não era apenas predizer o futuro, mas tornar conhecida a santidade de Deus e as obrigações da aliança; denunciar a injustiça, a idolatria e o ritualismo vazio; e chame o povo da aliança de Deus, Israel, ao arrependimento e fidelidade.

Vivendo na Nova Aliança, o Messias veio. Jesus, a Palavra de Deus, cumpriu a Palavra de Deus. E Ele virá novamente. A profecia nos ajuda a nos conectar com Deus e nos encoraja a buscá-lo mais profundamente. O Espírito Santo é o nosso lembrete. Ele nos ajuda a discernir e aprender a verdade de Deus. Paulo escreveu aos efésios:

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4:11-13




Cada pessoa foi criada à imagem de Deus, nosso Criador, com um propósito específico a cumprir para o Seu Reino, através do dom particular com que Ele equipou a todos nós. 

Em uma situação em que tanto estresse estava sendo colocado nos dons, Paulo insiste que qualquer pessoa genuinamente dotada reconhecerá a autoridade dada por Deus ao apóstolo. Nem todos têm os mesmos dons e chamados. 

Paulo está nos lembrando de olhar para Deus para o que não podemos encontrar em nenhum outro lugar. A profecia é um dos muitos dons que Deus aspergiu através da raça humana. 

3 coisas que a Bíblia diz sobre o dom de profecia

Mas nestes últimos dias ele nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem também fez o universo. Hebreus 1:2 NVI




1. A profecia está enraizada em Cristo.

A profecia do Senhor está enraizada em Cristo Jesus. “O Novo Testamento é nossa autoridade” , explica o pastor John Piper,  “E como o Novo Testamento endossa o Antigo Testamento como a Palavra inspirada de Deus, tomamos toda a Bíblia como nossa regra e medida de todos os ensinamentos e todas as profecias sobre o que devemos acreditar e como devemos viver”. 

A Bíblia é clara sobre o que é e o que não é profecia do Senhor. Paulo escreveu aos tessalonicenses: 

“Não apague o Espírito. Não trate as profecias com desprezo, mas teste-as todas; retenha o que é bom, rejeite todo tipo de mal.” (1 Tessalonicenses 5:19-22 NVI)

2. A profecia depende do relacionamento com Deus.

Deus é relacional. Ele preparou um caminho para nós chegarmos a Ele por meio de Seu Filho, Cristo Jesus. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ele é a Palavra Viva de Deus. Ao discutir o dom de profecia, não podemos enfatizar suficientemente a centralidade de Cristo. 




A essência do dom de profecia é o fundamento de usar todos os dons do Espírito. Para curar ou fazer outras coisas milagrosas, primeiro devo ser capaz de ouvir Deus.

Nosso relacionamento com o Senhor é importante! Não poderemos saber se uma palavra é do Senhor, ou ouvi-la e recebê-la, quando nosso relacionamento com Ele for colocado em segundo plano. 

A função primária de um profeta no Antigo Testamento era servir como representante ou embaixador de Deus, comunicando a palavra de Deus ao seu povo. Os verdadeiros profetas nunca falavam por sua própria autoridade ou compartilhavam suas opiniões pessoais, mas sim entregavam a mensagem. da palavra de Deus ao seu povo. 

3. A profecia chama o povo de Deus a se voltar para ele.

A profecia deveria nos convidar a voltar ao Senhor… a voltar nosso rosto para Jesus. A Bíblia nos dá muitos imperativos sobre como saber que uma profecia é bíblica e o que fazer se não for. 

No Antigo Testamento, Moisés escreveu no livro de Deuteronômio que a pena para os falsos profetas era a morte (Dt 18:20 ). 2 Pedro 1:21 diz: 

“Pois a profecia nunca teve sua origem na vontade humana, mas os profetas, embora humanos, falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo”. (NVI)

Mais Versículos da Bíblia sobre Profecia:

“Se alguém fala, deve fazê-lo como quem fala as próprias palavras de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus dá, para que em todas as coisas Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo. A ele seja a glória e o poder para todo o sempre. Um homem.” 1 Pedro 4:11 NVI

“Agora vá; Eu te ajudarei a falar e te ensinarei o que dizer.” Êxodo 4:12 NVI

“Vou suscitar para eles um profeta como você dentre seus irmãos israelitas, e porei minhas palavras em sua boca. Ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordeno.” Deuteronômio 18:18 NVI

“Então o Senhor estendeu a mão, tocou minha boca e me disse: ‘Coloquei minhas palavras em sua boca’.” Jeremias 1:9 NVI

“Ora, Débora, uma profeta, esposa de Lapidote, estava liderando Israel na época.” Juízes 4:4 NVI

“A visão sobre Judá e Jerusalém que Isaías, filho de Amoz, teve durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.” Isaías 1:1 NVI

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e em teu nome não expulsamos demônios e em teu nome não realizamos muitos milagres!’ Então direi a eles claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim, malfeitores!’” Mateus 7:21-23 NVI

“Eles farão tais coisas porque não conheceram o Pai ou a mim”. João 16:3 NVI

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar na justiça.” 2 Timóteo 3:16 NVI

“Edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo o próprio Cristo Jesus como a principal pedra da esquina”. Efésios 2:20 NVI

Este é um dom que as pessoas ainda têm hoje?

São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?
Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?
Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente. 1 Coríntios 12:29-31

A profecia é um dom espiritual que as pessoas ainda têm hoje. O Espírito Santo pode falar através das pessoas de maneira profética, e sempre de acordo e alinhamento com a verdade das Escrituras. Paulo escreveu aos Coríntios sobre a integridade do amor no famoso capítulo do “amor”,  1 Coríntios 13 . 

As pessoas em Corinto estavam abusando dos dons espirituais, e Paulo faz questão de instruí-los que o amor de Deus deve ser a motivação de como Seu poder deve operar.

A profecia, como qualquer outro dom espiritual do Senhor, não pode se usar à parte do Espírito de Deus. Lembre-se, os profetas são sempre destinados a apontar as pessoas para o Senhor, Deus, o Único e Verdadeiro Deus, através da Palavra Viva, o Filho de Deus, Jesus Cristo.

A profecia é um dom. Nem todo mundo tem, mas alguns certamente têm até hoje. Quando nosso relacionamento com o Senhor é consistente, somos capazes de andar plenamente nos dons que Ele nos deu. A profecia nunca irá contradizer a Bíblia ou o caráter de Deus. Somos avisados ​​de que haverá muitos falsos profetas de agora até a volta de Jesus. Os falsos profetas podem ser expostos ao alinhá-los com a verdade da Palavra de Deus.

Por que os cristãos devem saber sobre esse dom?

Recapitulando, o dom de profecia é ouvir de Deus e falar Suas palavras. É o testemunho de Jesus, centro do Evangelho. Revela que Deus é real. Se acreditamos que Deus é amor, então é o maior ato de amor dizer às pessoas o que Ele quer que elas saibam.

Com esta simples ideia de profecia, ouvir de Deus e falar Suas palavras, então não podemos ser discípulos de Jesus sem este dom. É por isso que é universal. Devemos ter a capacidade de ouvir a Deus para andar com Ele e obedecê-Lo.

A essência do dom de profecia é o fundamento do uso de todo dom do Espírito. Para curar ou fazer outras coisas milagrosas, devo primeiro ser capaz de ouvir a Deus. Caso contrário, estou fazendo isso em minha própria capacidade ou à parte de Deus. 

Lembre-se, a fé vem pelo ouvir a palavra (Romanos 10:17). Jesus é a palavra de Deus (João 1). Somos nós que, por meio do evangelismo ou do ensino, transmitimos essas mensagens ao mundo, revelando quem é Jesus por meio da loucura da pregação (1 Coríntios 1:21).

Todo discípulo deve ser uma testemunha de Jesus. É isso que o termo cristão significa, “pequeno Cristo”. Jesus disse que quando as pessoas o viam, elas viam o Pai. 

Quando o mundo vê o Corpo de Cristo, eles devem ver Jesus. Todos nós devemos aprender a ouvir e falar as palavras de Deus em nossas vidas diárias e ser discípulos do dom espiritual universal da profecia para ser um testemunho vivo de nosso Senhor Jesus Cristo.

Em resumo, a Bíblia ensina que o dom de profecia é um dom espiritual dado por Deus para edificar, encorajar e consolar a igreja, e que as profecias devem estar de acordo com a Palavra de Deus e ser julgadas cuidadosamente.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.