5 Certezas que todo Cristão deve ter – Estudo e Pregação

estudo bíblico sobre as certezas que o cristão deve ter

Neste estudo bíblico, exploraremos as cinco certezas que todo cristão deve possuir. Em um mundo repleto de incertezas, desafios e lutas, nossa fé nos oferece uma base sólida. Essas certezas nos capacitam a viver uma vida vitoriosa e a servir a Deus com todo o nosso coração. Sendo assim, vamos aprofundarmos nossa compreensão das Escrituras para fortalecer nossa fé.

1. A Certeza da Fé (Hebreus 10:19-23)

A primeira certeza que todo cristão deve ter é a plena certeza da fé. Hebreus 10:22 nos encoraja a nos aproximar de Deus com um coração sincero e com plena certeza de fé. Nossa fé em Jesus Cristo nos concede acesso à presença de Deus. É através da fé que somos justificados, perdoados e reconciliados com Deus. Podendo nos aproximar do trono da graça com confiança, sabendo que nossos pecados já estão purificados pelo sangue de Jesus. Esta certeza de fé permite-nos permanecer firmes diante das provas, sabendo que Deus é fiel e nunca nos abandonará.

2. A Certeza da Esperança (Hebreus 6:11)

A segunda certeza que nós cristãos devemos possuir é a plena certeza da esperança. Em Hebreus 6:11, o escritor nos incentiva a mostrar diligência em nossa fé, para que possamos ter plena certeza de esperança até o fim. Como crentes, nossa esperança não está enraizada em ilusões ou aspirações mundanas. Nossa esperança está ancorada nas promessas de Deus, que são constantes e imutáveis. Temos esperança na segunda vinda de Cristo, na ressurreição dos mortos e na vida eterna que nos espera. Sendo que esta garantia de esperança capacita-nos a perseverar no meio das provas, sabendo que os nossos sofrimentos presentes são temporários e que a glória nos espera no futuro.

3. A Certeza do Entendimento (Colossenses 2:1-2)

A terceira certeza que devemos possuir é a plena certeza do entendimento. Em Colossenses 2:2, o apóstolo Paulo expressa seu desejo de que os crentes tenham plena certeza de entendimento. Como cristãos, somos chamados a crescer no nosso conhecimento da Palavra de Deus e a aprofundar a nossa compreensão dos Seus caminhos. Nossa fé não é cega ou baseada em meras emoções. Somos chamados a estudar, meditar e aplicar as verdades encontradas nas Escrituras. Esta garantia de compreensão permite-nos discernir entre a verdade e o engano, permanecer firmes contra os falsos ensinamentos e compartilhar o evangelho com clareza e verdade.




4. A Certeza da Obediência (1 João 2:3-5)

A quarta certeza que devemos possuir é a certeza da obediência. Em 1 João 2:3-5, o apóstolo João enfatizou a ligação entre o amor a Deus e a obediência aos Seus mandamentos. Como cristãos, somos chamados a viver uma vida que agrada a Deus, andando nos Seus caminhos e seguindo o exemplo de Jesus. Quando andamos em obediência à Palavra de Deus, experimentamos a certeza da Sua presença, orientação e favor. A aprovação não é um dever pesado, mas uma resposta alegre ao amor e à graça de Deus. Esta garantia de conformidade permite-nos viver como sal e luz no mundo, refletindo o caráter de Cristo para aqueles que nos rodeiam.

5. A Certeza da Salvação (Romanos 8:38-39)

A quinta e última certeza que todo cristão deve ter é a certeza da salvação. Romanos 8:38-39 nos garante que nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus. Esta é uma garantia inabalável de que, uma vez que tenhamos colocado nossa fé em Jesus, estamos seguros em Seu amor eterno. Nenhuma força, poder, presente ou futuro pode nos separar do amor redentor de Deus.

Conclusão

Ao refletirmos sobre essas cinco certezas, podemos abraçá-las com um renovado senso de propósito e conclusão. Eles nos equipam para enfrentar os desafios da vida, permanecendo firmes em nossa identidade como filhos de Deus e cumprindo nosso chamado como embaixadores do Seu Reino. Caminhemos com essas certezas diariamente, sabendo que nossa fé está segura, nossa esperança é inabalável, nosso entendimento está se aprofundando, nossa obediência traz glória a Deus e nossa salvação é eterna. Que essas certezas possam moldar nossas vidas e inspirar outros a buscar a vida abundante encontrada em Cristo.

Se você gostou desse estudo bíblico, veja outros aqui:




Sobre o Autor

André Lourenço
André Lourenço

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.