7 passos simples para entender as parábolas de Jesus

passos simples para entender as parábolas de Jesus

Já se deparou com uma parábola bíblica e se questionou sobre seu significado? Ou talvez tenha compreendido apenas parte dela, sem ter certeza se sua interpretação estava correta. Compreendo suas dúvidas e vamos explorar juntos o que são parábolas e como podemos entendê-las de maneira mais clara.

O que são Parábolas?

Vamos começar analisando a palavra grega original “parabolḗ” (pronuncia-se par-ab-ol-ay’). Uma parabolḗ é uma similitude, ou seja, uma narrativa fictícia (simbólica) da vida cotidiana que transmite uma lição moral.

Em outras palavras, a parábola é uma história que utiliza elementos terrenos para ensinar uma lição espiritual, comparando duas coisas (geralmente aparentemente não relacionadas). Alguns a consideram como “uma história terrena com um significado celestial”.

Exemplos de Parábolas

O jovem ficou com tanta fome que estava a ponto de comer comida de porco quando decidiu voltar para a casa do pai como criado. Ele foi recebido com alegria. Você pode ler essa parábola em Lucas 15:11-32.




Ou talvez você já tenha ouvido a Parábola do Semeador que se encontra em Mateus 13:3-9, Marcos 4:3-9 e Lucas 8:5-15. Um homem semeou suas sementes que caíram em diferentes tipos de solo com resultados variados. Algumas das plantas murcharam e morreram, algumas foram sufocadas por ervas daninhas e outras não criaram raízes. Mas as que caíram em boa terra floresceram e produziram frutos em quantidades variadas.

Além dessas, outra parábola bem conhecida é a Parábola do Bom Samaritano, encontrada em Lucas 10:25-37. Nessa história, um homem é assaltado e deixado ferido à beira da estrada. Passam por ele um sacerdote e um levita, ambos importantes na religião, mas ignoram o homem necessitado. No entanto, um Samaritano, que era visto como inimigo pelos judeus da época, demonstra compaixão e ajuda o ferido, cuidando de suas feridas e providenciando abrigo e assistência.

Essas parábolas, com suas mensagens poderosas envolvidas em histórias aparentemente simples, nos ensinam lições importantes sobre compaixão, perdão, responsabilidade e o verdadeiro significado do amor ao próximo.

Por que Jesus ensinava em parábolas

Por que Jesus ensinava em parábolas?

Por que Jesus optava por ensinar por meio de parábolas? Essa questão também intrigou os Seus discípulos, tanto que eles lhe perguntaram a respeito. Vamos examinar a resposta de Jesus e tentar compreender o seu significado.




Jesus respondeu: “A vocês é dado o conhecimento dos mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é concedido. Pois àquele que tem, mais lhe será dado, e ele terá em abundância. Mas àquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso, falo-lhes por meio de parábolas, pois, mesmo vendo, eles não veem, e mesmo ouvindo, eles não ouvem, nem compreendem” (Mateus 13:11-13 NKJV).

Curioso, não é mesmo? A resposta de Jesus parece quase como uma parábola em si. Vamos analisar cuidadosamente esse trecho para descobrir por que Ele escolheu ensinar por meio de parábolas.

1. Para revelar a verdade: Jesus explicou aos discípulos que eles receberam o conhecimento necessário para compreender os mistérios do reino, enquanto a multidão não foi agraciada com essa capacidade. Em essência, isso significa que aqueles que buscam sinceramente o reino de Deus e se aproximam de Cristo têm a habilidade de compreender a mensagem espiritual.

2. Para esconder a verdade: Por outro lado, aqueles que deliberadamente optam por ignorar as coisas espirituais não serão capazes de compreender a mensagem oculta nas parábolas de Jesus. O propósito de esconder a verdade é destacado no versículo 13, mostrando que aqueles que estão espiritualmente cegos ou surdos não conseguirão perceber ou compreender as profundas verdades transmitidas através das parábolas.




3. Para cumprir as profecias sobre o Messias: Ao responder aos discípulos, Jesus citou Isaías 29:10-12, revelando como ao longo da história, o povo de Deus frequentemente falhou em ouvir as mensagens divinas. Embora Deus tenha deixado claro o que Ele espera de Seu povo, eles continuaram a seguir seus próprios caminhos. O Messias, Jesus Cristo, sabia que também enfrentaria a mesma resistência e rejeição. Assim, as parábolas de Jesus cumprem essas antigas profecias e refletem a realidade da reação humana diante da mensagem divina.

Como entender as parábolas
Como entender as parábolas

Como entender as parábolas de Jesus

Certo, agora que compreendemos o que são parábolas e por que Jesus as utilizou em Seu ministério, podemos abordar como podemos interpretá-las ao lermos na Bíblia.

1. Analise o contexto:

As parábolas, assim como todas as Escrituras, devem ser interpretadas considerando o contexto do texto ao redor. Faça perguntas como:

  • Por que Jesus contou essa história específica?
  • Para quem Ele estava falando?
  • Quais eventos ocorreram antes de Ele contar a parábola?

2. Identifique as duas coisas comparadas:

As parábolas geralmente comparam um conceito espiritual abstrato, como o reino dos céus, com algo físico ou mais concreto. Ao examinar as duas coisas que estão sendo comparadas, busque pistas que justifiquem a escolha dessa comparação.




3. Leve em conta as normas culturais do público original:

Isso pode exigir alguma pesquisa adicional, mas entender o que a parábola significava para o público original é fundamental para compreendê-la completamente.

Por exemplo, na Parábola do Bom Samaritano, há um significado mais profundo além de apenas um homem ajudando um estrangeiro. Os judeus e samaritanos tinham uma história de conflito e divisão. Um samaritano não teria sido esperado para auxiliar um judeu, assim como um judeu não teria desejado ser ajudado por um samaritano. No entanto, Jesus escolheu o samaritano como o herói da história para transmitir uma mensagem poderosa sobre amor ao próximo, independentemente das diferenças culturais.

Através dessas orientações, podemos desvendar o significado mais profundo das parábolas e aplicar seus ensinamentos às nossas vidas.

4. Encontre o ponto central:

As parábolas geralmente possuem um ponto principal ou uma mensagem central. Foque na parábola para compreender seu significado. Faça perguntas como:




  • Quem são os personagens principais?
  • O que aconteceu no final da parábola?
  • Qual é o foco principal da história?
  • Quais são as duas coisas sendo comparadas na parábola?

5. Destaque detalhes surpreendentes:

Observe se há elementos incomuns ou detalhes intrigantes na parábola. Por exemplo, na Parábola da Moeda Perdida, você pode notar a mulher chamando seus vizinhos para comemorar a recuperação de uma única moeda perdida em sua casa. Ou perceber que a moeda era considerada perdida mesmo estando em sua própria casa.

6. Evite distrações com detalhes secundários:

Embora seja importante notar o que está acontecendo na parábola, não se perca nos detalhes a ponto de perder o foco principal. Por exemplo, na Parábola do Mordomo Injusto, não se deixe distrair pelo elogio do mestre à astúcia do mordomo a ponto de perder a mensagem geral. A parábola não nos incentiva a ser desonestos, mas a usar nossos recursos para o bem e sermos responsáveis diante de Deus.

7. Procure paralelos nas Escrituras:

Ao ler a Bíblia, é possível notar que certos conceitos e imagens são recorrentes. Procure por essas conexões ao ler as parábolas, pois elas podem fornecer insights para entender o que a parábola está comunicando. Por exemplo, um mestre, rei ou juiz em uma parábola geralmente representa Deus, enquanto ovelhas, servos ou trabalhadores ilustram os seguidores de Deus.

Algumas Parábolas de Jesus Cristo mais Populares

  1. A Parábola do Semeador (Mateus 13:3-9; Marcos 4:3-9; Lucas 8:4-8)
  2. A Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32)
  3. A Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:25-37)
  4. A Parábola do Fariseu e do Publicano (Lucas 18:9-14)
  5. A Parábola das Dez Virgens (Mateus 25:1-13)
  6. A Parábola do Bom Pastor (João 10:1-18)
  7. A Parábola do Servo Perdoado (Mateus 18:21-35)
  8. A Parábola do Rico Insensato (Lucas 12:13-21)
  9. A Parábola do Banquete de Casamento (Mateus 22:1-14)
  10. A Parábola do Tesouro Escondido (Mateus 13:44)

Se gostou, então leia também:




Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.