Como saber se estou no Livro da Vida?

Como saber se estou no Livro da Vida

O “Livro da Vida” é uma referência bíblica a um registro celestial no qual Deus supostamente inscreve o nome de todos aqueles que são considerados justos e merecedores de vida eterna. O conceito é mencionado em vários livros da Bíblia, incluindo Êxodo, Salmos, Daniel, Filipenses e Apocalipse.

O que é o Livro da Vida?

Obviamente, o Livro da vida não é um livro real, grande e físico.

O termo vem de Apocalipse capítulo três, onde Jesus falou à igreja em Sardes, dizendo:

O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Apocalipse 3:5




A imagem que Jesus usou refere-se ao registro de um rei. Os reis muitas vezes tinham uma lista oficial, ou registro, de todos os seus cidadãos. Usavam esta lista principalmente para impostos e recrutamento de homens para o exército.

Só removiam um nome do registro do rei caso uma pessoa morresse, mudasse para fora do reino, fosse condenada por um crime, cometesse traição ou se rebelasse contra o rei.

É como se Cristo dissesse à igreja em Sardes: “Algum rei mesquinho pode apagar você de seu registro, mas eu nunca apagarei aqueles que Me seguem do Meu Livro”.

“Aquele que vencer” está se referindo àqueles que aceitaram o dom gratuito da vida eterna que Jesus providenciou para nós por meio de Seu nascimento, morte e ressurreição. 




Tornamo-nos, portanto, vencedores quando cremos Nele como Salvador e Rei (leia João 3:16; 11:25-26).

Quando nossos nomes são escritos no Livro da Vida… e eles podem ser removidos?

Quando nascemos! Todo aquele que já “recebeu o fôlego da vida” (Gênesis 2:7), incluindo aqueles que estão vivendo agora, tem seu nome escrito no Livro da Vida.

No entanto, é possível perder seu nome do Livro da Vida se você não for “aquele que vence”.

Aqueles que morrem sem receber a Cristo como Senhor e Salvador estão espiritualmente mortos. Em essência, eles não estão mais vivos e no Reino. 




Estes são, portanto, aqueles que terão seus nomes apagados do Livro quando morrerem sem confiar em Jesus Cristo.

Por que a Bíblia fala sobre o Livro da Vida?

O termo “Livro da Vida” é uma construção bíblica que ajuda a colocar em termos simples várias verdades ao longo das Escrituras.

Deixe-me então, compartilhar alguns exemplos.

Êxodo 32

Em Êxodo 32, enquanto Moisés está no Monte Sinai conversando com Deus, as pessoas abaixo estão dançando, bebendo e adorando os deuses estrangeiros do Egito. 




O povo incitou Arão a construir um bezerro de ouro para que pudessem ver e adorar como os ídolos que viram no Egito. Deus estava mais do que um pouco chateado com o comportamento deles:

Eu vi este povo”, disse o Senhor a Moisés, “e eles são um povo de dura cerviz. Agora me deixe em paz para que minha ira se acenda contra eles e eu os destrua. (Êxodo 32:9-10)

Moisés deu a Deus várias razões pelas quais ele não deveria destruir o povo e então, com grande paixão, ele implorou: “Mas agora, por favor, perdoe seus pecados – mas se não, então me apague do livro que você escreveu” (Êxodo 32:32).

Moisés estava oferecendo seu lugar no registro celestial de Deus por causa dos israelitas. É assim que o povo de Moisés era importante aos seus olhos.




Salmo 69

O SALMO 69 é um Salmo imprecatório. Um Salmo imprecatório é aquele em que Davi implora a Deus para se vingar de seus inimigos:

Acusá-los de crime sobre crime; não deixe que eles participem de sua salvação. Que eles sejam apagados do livro da vida e não sejam listados com os justos. (Salmo 69:28)

Daniel 12:1

Em DANIEL 12:1, o anjo Miguel está descrevendo para Daniel alguns dos eventos do fim dos tempos. Ele diz que aqueles cujos nomes estão no Livro da Vida serão libertos:

Nessa altura surgirá Miguel, o grande príncipe que protege o teu povo. Haverá um tempo de aflição como não aconteceu desde o princípio das nações até então. Mas naquele tempo o seu povo – todo aquele cujo nome for encontrado escrito no livro – será libertado.




Lucas 10:20

Em LUCAS 10:20, Jesus está descrevendo seu poder sobre Satanás e então dá uma palavra de encorajamento aos seus discípulos:

No entanto, não se regozije porque os espíritos se submetem a você, mas regozije-se porque seus nomes estão escritos no céu.

Filipenses 4:3

FILIPENSES 4:3 registra Paulo resolvendo uma disputa entre duas mulheres na igreja de Filipos. Ele os lembra de seus próprios companheiros de trabalho cujos nomes estão escritos no Livro da Vida:

Sim, e peço a você, companheiro de jugo leal, ajude essas mulheres que lutaram ao meu lado na causa do evangelho, junto com Clemente e o resto de meus companheiros de trabalho, cujos nomes estão no Livro da Vida.

Apocalipse 20

Em Apocalipse 20:11-15, quando chegamos ao Julgamento do Grande Trono Branco, as coisas ficam realmente tensas. Aqueles cujos nomes não estão no Livro da Vida vão para lago de fogo:

Então eu vi um grande trono branco e ele (Jesus) que estava sentado nele. (…) E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se livros. Outro livro foi aberto, que é o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que haviam feito conforme registrado nos livros. Todo aquele cujo nome não foi encontrado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Por que manter o nome no Livro da Vida é importante?

Não haverá cristãos no julgamento do Grande Trono Branco. Os cristãos serão avaliados e recompensados ​​mais cedo no Tribunal de Cristo com base em quão lucrativas ou inúteis suas vidas foram enquanto estavam na terra (1 Coríntios 3:10-15).

Mas, observe que há outros livros utilizados no Julgamento do Grande Trono Branco. Podemos chamá-los de Livros de Obras porque contêm os registros dos pecados e atividades de todos aqueles que não chegam ao céu porque nunca receberam Jesus como seu Senhor e Salvador (João 1:12).

Aqueles cujos nomes não estão no Livro da Vida suplicarão a Cristo que eles foram bons o suficiente para levá-los ao céu. No entanto, Jesus usará esses livros para mostrar a eles que nenhuma vida foi boa o suficiente para ganhar o céu.

Isso porque entrar no céu se baseia na graça, não em obras.

Ao encerrar, Paulo, é um bom momento para perguntar: “Seu nome está permanentemente escrito no Livro da Vida do Cordeiro?”

Seu nome pode estar no registro da igreja sem estar no Registro Divino. Você pode ter seu nome colocado no rol de membros de uma igreja e não estar entre os que estão matriculados no céu. Seu nome pode ser incluído nos registros de batismo, confirmação e casamento de uma igreja e ainda estar ausente do Livro da Vida.

A graciosa promessa de Cristo aos vencedores cristãos em Sardes é que Ele não apagará o nome de nenhum seguidor de Cristo do Livro da Vida. 

A frase grega tem uma dupla negativa, como se Jesus quisesse dizer: “Eu nunca, nunca, de forma alguma, apagarei seu nome”.

Então, a questão é: você já confessou em Cristo como seu Salvador? 

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".