O que a Bíblia diz sobre o dom de profecia?

O que a Bíblia diz sobre o dom de profecia

A Bíblia fala sobre o dom de profecia em várias passagens, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. A profecia é vista como um dom espiritual concedido por Deus a certos indivíduos para que possam falar em seu nome e transmitir mensagens divinas.

O Dom de Profecia na Bíblia

No Antigo Testamento, os profetas eram considerados mensageiros de Deus e muitos dos livros proféticos são encontrados na Bíblia Hebraica. Os profetas eram escolhidos por Deus para proclamar sua mensagem ao povo de Israel, frequentemente condenando a desobediência, prevendo eventos futuros ou dando conselhos divinos.

No Novo Testamento, o dom de profecia é listado entre os dons espirituais dados pelo Espírito Santo para a edificação da Igreja. O apóstolo Paulo fala sobre isso em sua primeira carta aos Coríntios, afirmando que o dom de profecia é dado para a edificação, encorajamento e consolo do povo de Deus. Ele também diz que os profetas devem falar de acordo com a fé e não contradizer a Palavra de Deus.

No livro de Atos, vários exemplos de profecias são dados. Por exemplo, Agabo profetizou sobre a fome que viria sobre Jerusalém (Atos 11:27-28) e o profeta Ágabo também previu que Paulo seria preso em Jerusalém (Atos 21:10-11).




Paulo escreveu sobre esse dom em sua carta aos romanos:

Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Romanos 12:6

A Bíblia também adverte sobre falsos profetas e ensina que as profecias devem ser julgadas com cuidado. Os cristãos são instruídos a testar tudo e reter o que é bom (1 Tessalonicenses 5:20-21).

Definição do Dom de Profecia

O dom de profecia é uma habilidade especial de falar a mensagem de Deus. Um profeta é basicamente um porta-voz de Deus. Ele entrega a Palavra de Deus às pessoas por meio de revelação direta. As declarações proféticas podem lidar com certos indivíduos, a igreja ou um contexto mais amplo. Nem sempre se refere ao futuro. A palavra é usada muito mais para proclamar a Palavra de Deus do que para prever o futuro. Há uma série de observações que podemos fazer sobre esse dom.




O dom de profecia existia no Antigo Testamento e continua até os dias atuais. No Antigo Testamento, os profetas frequentemente se dirigiam a reis e grupos de pessoas como um todo. No Novo Testamento, João Batista falou da vinda de Jesus, e através do Espírito Santo algumas pessoas ainda têm o dom de profecia hoje. O apóstolo Paulo escreveu: 

Se você afirma ser um profeta ou pensa que é espiritual, deve reconhecer que o que estou dizendo é uma ordem do próprio Senhor. Mas se você não reconhecer isso, você mesmo não será reconhecido. (1 Coríntios 14:37-3)

A verdadeira profecia de Deus é centrada em Cristo. Jesus é a Palavra Viva de Deus. Quando podemos alinhar a profecia com a verdade da Palavra de Deus, podemos confiar que é, de fato, uma palavra do próprio Senhor. 

O que é profecia e qual é o seu significado na Bíblia?

Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reencontro com ele, rogamos a vocês
que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado.
Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. 2 Tessalonicenses 2:1-3




A profecia é uma revelação. No contexto dos versículos acima, é inspirado pelo Espírito. Nem toda profecia é inspirada pelo Espírito, e é por isso que temos a Palavra de Deus para responsabilizar os profetas. “Quaisquer profecias que são dadas hoje não acrescentam às Escrituras”, explica o pastor John Piper, “elas são testadas pelas Escrituras. A Escritura é fechada e final; é uma fundação, não um processo de construção.” 

O papel principal dos profetas do Antigo Testamento não era apenas predizer o futuro, mas tornar conhecida a santidade de Deus e as obrigações da aliança; denunciar a injustiça, a idolatria e o ritualismo vazio; e chame o povo da aliança de Deus, Israel, ao arrependimento e fidelidade.

Vivendo na Nova Aliança, o Messias veio. Jesus, a Palavra de Deus, cumpriu a Palavra de Deus. E Ele virá novamente. A profecia nos ajuda a nos conectar com Deus e nos encoraja a buscá-lo mais profundamente. O Espírito Santo é o nosso lembrete. Ele nos ajuda a discernir e aprender a verdade de Deus. Paulo escreveu aos efésios:

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4:11-13




Cada pessoa foi criada à imagem de Deus, nosso Criador, com um propósito específico a cumprir para o Seu Reino, através do dom particular com que Ele equipou a todos nós. 

Em uma situação em que tanto estresse estava sendo colocado nos dons, Paulo insiste que qualquer pessoa genuinamente dotada reconhecerá a autoridade dada por Deus ao apóstolo. Nem todos têm os mesmos dons e chamados. 

Paulo está nos lembrando de olhar para Deus para o que não podemos encontrar em nenhum outro lugar. A profecia é um dos muitos dons que Deus aspergiu através da raça humana. 

3 coisas que a Bíblia diz sobre o dom de profecia

Mas nestes últimos dias ele nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem também fez o universo. Hebreus 1:2 NVI




1. A profecia está enraizada em Cristo.

A profecia do Senhor está enraizada em Cristo Jesus. “O Novo Testamento é nossa autoridade” , explica o pastor John Piper,  “E como o Novo Testamento endossa o Antigo Testamento como a Palavra inspirada de Deus, tomamos toda a Bíblia como nossa regra e medida de todos os ensinamentos e todas as profecias sobre o que devemos acreditar e como devemos viver”. 

A Bíblia é clara sobre o que é e o que não é profecia do Senhor. Paulo escreveu aos tessalonicenses: 

“Não apague o Espírito. Não trate as profecias com desprezo, mas teste-as todas; retenha o que é bom, rejeite todo tipo de mal.” (1 Tessalonicenses 5:19-22 NVI)

2. A profecia depende do relacionamento com Deus.

Deus é relacional. Ele preparou um caminho para nós chegarmos a Ele por meio de Seu Filho, Cristo Jesus. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ele é a Palavra Viva de Deus. Ao discutir o dom de profecia, não podemos enfatizar suficientemente a centralidade de Cristo. 




A essência do dom de profecia é o fundamento de usar todos os dons do Espírito. Para curar ou fazer outras coisas milagrosas, primeiro devo ser capaz de ouvir Deus.

Nosso relacionamento com o Senhor é importante! Não poderemos saber se uma palavra é do Senhor, ou ouvi-la e recebê-la, quando nosso relacionamento com Ele for colocado em segundo plano. 

A função primária de um profeta no Antigo Testamento era servir como representante ou embaixador de Deus, comunicando a palavra de Deus ao seu povo. Os verdadeiros profetas nunca falavam por sua própria autoridade ou compartilhavam suas opiniões pessoais, mas sim entregavam a mensagem. da palavra de Deus ao seu povo. 

3. A profecia chama o povo de Deus a se voltar para ele.

A profecia deveria nos convidar a voltar ao Senhor… a voltar nosso rosto para Jesus. A Bíblia nos dá muitos imperativos sobre como saber que uma profecia é bíblica e o que fazer se não for. 

No Antigo Testamento, Moisés escreveu no livro de Deuteronômio que a pena para os falsos profetas era a morte (Dt 18:20 ). 2 Pedro 1:21 diz: 

“Pois a profecia nunca teve sua origem na vontade humana, mas os profetas, embora humanos, falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo”. (NVI)

Mais Versículos da Bíblia sobre Profecia:

“Se alguém fala, deve fazê-lo como quem fala as próprias palavras de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus dá, para que em todas as coisas Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo. A ele seja a glória e o poder para todo o sempre. Um homem.” 1 Pedro 4:11 NVI

“Agora vá; Eu te ajudarei a falar e te ensinarei o que dizer.” Êxodo 4:12 NVI

“Vou suscitar para eles um profeta como você dentre seus irmãos israelitas, e porei minhas palavras em sua boca. Ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordeno.” Deuteronômio 18:18 NVI

“Então o Senhor estendeu a mão, tocou minha boca e me disse: ‘Coloquei minhas palavras em sua boca’.” Jeremias 1:9 NVI

“Ora, Débora, uma profeta, esposa de Lapidote, estava liderando Israel na época.” Juízes 4:4 NVI

“A visão sobre Judá e Jerusalém que Isaías, filho de Amoz, teve durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.” Isaías 1:1 NVI

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e em teu nome não expulsamos demônios e em teu nome não realizamos muitos milagres!’ Então direi a eles claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim, malfeitores!’” Mateus 7:21-23 NVI

“Eles farão tais coisas porque não conheceram o Pai ou a mim”. João 16:3 NVI

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar na justiça.” 2 Timóteo 3:16 NVI

“Edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo o próprio Cristo Jesus como a principal pedra da esquina”. Efésios 2:20 NVI

Este é um dom que as pessoas ainda têm hoje?

São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?
Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?
Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente. 1 Coríntios 12:29-31

A profecia é um dom espiritual que as pessoas ainda têm hoje. O Espírito Santo pode falar através das pessoas de maneira profética, e sempre de acordo e alinhamento com a verdade das Escrituras. Paulo escreveu aos Coríntios sobre a integridade do amor no famoso capítulo do “amor”,  1 Coríntios 13 . 

As pessoas em Corinto estavam abusando dos dons espirituais, e Paulo faz questão de instruí-los que o amor de Deus deve ser a motivação de como Seu poder deve operar.

A profecia, como qualquer outro dom espiritual do Senhor, não pode se usar à parte do Espírito de Deus. Lembre-se, os profetas são sempre destinados a apontar as pessoas para o Senhor, Deus, o Único e Verdadeiro Deus, através da Palavra Viva, o Filho de Deus, Jesus Cristo.

A profecia é um dom. Nem todo mundo tem, mas alguns certamente têm até hoje. Quando nosso relacionamento com o Senhor é consistente, somos capazes de andar plenamente nos dons que Ele nos deu. A profecia nunca irá contradizer a Bíblia ou o caráter de Deus. Somos avisados ​​de que haverá muitos falsos profetas de agora até a volta de Jesus. Os falsos profetas podem ser expostos ao alinhá-los com a verdade da Palavra de Deus.

Por que os cristãos devem saber sobre esse dom?

Recapitulando, o dom de profecia é ouvir de Deus e falar Suas palavras. É o testemunho de Jesus, centro do Evangelho. Revela que Deus é real. Se acreditamos que Deus é amor, então é o maior ato de amor dizer às pessoas o que Ele quer que elas saibam.

Com esta simples ideia de profecia, ouvir de Deus e falar Suas palavras, então não podemos ser discípulos de Jesus sem este dom. É por isso que é universal. Devemos ter a capacidade de ouvir a Deus para andar com Ele e obedecê-Lo.

A essência do dom de profecia é o fundamento do uso de todo dom do Espírito. Para curar ou fazer outras coisas milagrosas, devo primeiro ser capaz de ouvir a Deus. Caso contrário, estou fazendo isso em minha própria capacidade ou à parte de Deus. 

Lembre-se, a fé vem pelo ouvir a palavra (Romanos 10:17). Jesus é a palavra de Deus (João 1). Somos nós que, por meio do evangelismo ou do ensino, transmitimos essas mensagens ao mundo, revelando quem é Jesus por meio da loucura da pregação (1 Coríntios 1:21).

Todo discípulo deve ser uma testemunha de Jesus. É isso que o termo cristão significa, “pequeno Cristo”. Jesus disse que quando as pessoas o viam, elas viam o Pai. 

Quando o mundo vê o Corpo de Cristo, eles devem ver Jesus. Todos nós devemos aprender a ouvir e falar as palavras de Deus em nossas vidas diárias e ser discípulos do dom espiritual universal da profecia para ser um testemunho vivo de nosso Senhor Jesus Cristo.

Em resumo, a Bíblia ensina que o dom de profecia é um dom espiritual dado por Deus para edificar, encorajar e consolar a igreja, e que as profecias devem estar de acordo com a Palavra de Deus e ser julgadas cuidadosamente.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".