O que a Bíblia diz sobre o dom de profecia?

O que a Bíblia diz sobre o dom de profecia?

“Nisto eu caí a seus pés para adorá-lo. Mas ele me disse: Não faça isso! Sou conservo seu e de seus irmãos e irmãs que mantêm o testemunho de Jesus. Adorar Deus! Pois é o Espírito de profecia que dá testemunho de Jesus”. Apocalipse 19:10 NVI

O dom de profecia existia no Antigo Testamento e continua até os dias atuais. No Antigo Testamento, os profetas frequentemente se dirigiam a reis e grupos de pessoas como um todo. No Novo Testamento, João Batista falou da vinda de Jesus, e através do Espírito Santo algumas pessoas ainda têm o dom de profecia hoje. O apóstolo Paulo escreveu: 

“Se você afirma ser um profeta ou pensa que é espiritual, deve reconhecer que o que estou dizendo é uma ordem do próprio Senhor. Mas se você não reconhecer isso, você mesmo não será reconhecido.” (1 Coríntios 14:37-38 NLT)

A verdadeira profecia de Deus é centrada em Cristo. Jesus é a Palavra Viva de Deus. Quando podemos alinhar a profecia com a verdade da Palavra de Deus, podemos confiar que é, de fato, uma palavra do próprio Senhor. 

O que é profecia e qual é o seu significado na Bíblia?

“Quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, pedimos a vocês, irmãos e irmãs, que não fiquem facilmente perturbados ou alarmados com o ensino alegadamente nosso – seja por uma profecia, por palavra ou por carta. – afirmando que o dia do Senhor já chegou. Não deixe que ninguém o engane de forma alguma, pois esse dia não chegará até que a rebelião ocorra e o homem da iniquidade seja revelado, o homem condenado à destruição”. 2 Tessalonicenses 2:1-3 NVI

A profecia é uma revelação. No contexto dos versículos acima, é inspirado pelo Espírito. Nem toda profecia é inspirada pelo Espírito, e é por isso que temos a Palavra de Deus para responsabilizar os profetas. “Quaisquer profecias que são dadas hoje não acrescentam às Escrituras”, explica o pastor John Piper, “elas são testadas pelas Escrituras. A Escritura é fechada e final; é uma fundação, não um processo de construção.” 

O papel principal dos profetas do Antigo Testamento não era apenas predizer o futuro, mas “tornar conhecida a santidade de Deus e as obrigações da aliança; denunciar a injustiça, a idolatria e o ritualismo vazio; e chame o povo da aliança de Deus, Israel, ao arrependimento e fidelidade”, escreveu Sam Storms para a TGC. 

Vivendo na Nova Aliança, o Messias veio. Jesus, a Palavra de Deus, cumpriu a Palavra de Deus. E Ele virá novamente. A profecia nos ajuda a nos conectar com Deus e nos encoraja a buscá-lo mais profundamente. O Espírito Santo é o nosso lembrete. Ele nos ajuda a discernir e aprender a verdade de Deus. Paulo escreveu aos efésios:

“Assim, o próprio Cristo deu os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores e mestres, para preparar o seu povo para a obra do serviço, a fim de que o corpo de Cristo seja edificado até que todos cheguemos à unidade na fé e no conhecimento. do Filho de Deus e amadurecer, atingindo toda a medida da plenitude de Cristo”. Efésios 4:11-13 NVI

Cada pessoa foi criada à imagem de Deus, nosso Criador, com um propósito específico a cumprir para o Seu Reino, através do dom particular com que Ele equipou a todos nós. “Em uma situação em que tanto estresse estava sendo colocado nos dons”, explica a Bíblia de Estudo NVI, “Paulo insiste que qualquer pessoa genuinamente dotada reconhecerá a autoridade dada por Deus ao apóstolo”. Nem todos têm os mesmos dons e chamados. 

Paulo está nos lembrando de olhar para Deus para o que não podemos encontrar em nenhum outro lugar. A profecia é um dos muitos dons que Deus aspergiu através da raça humana. 

3 coisas que a Bíblia diz sobre o dom de profecia

“Mas nestes últimos dias ele nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem também fez o universo”. Hebreus 1:2 NVI

1. A profecia está enraizada em Cristo Jesus.

A profecia do Senhor está enraizada em Cristo Jesus. “O Novo Testamento é nossa autoridade” , explica o pastor John Piper,  “E como o Novo Testamento endossa o Antigo Testamento como a Palavra inspirada de Deus, tomamos toda a Bíblia como nossa regra e medida de todos os ensinamentos e todas as profecias sobre o que devemos acreditar e como devemos viver”. 

A Bíblia é clara sobre o que é e o que não é profecia do Senhor. Paulo escreveu aos tessalonicenses: 

“Não apague o Espírito. Não trate as profecias com desprezo, mas teste-as todas; retenha o que é bom, rejeite todo tipo de mal.” (1 Tessalonicenses 5:19-22 NVI)

2. A profecia depende do relacionamento com Deus.

Deus é relacional. Ele preparou um caminho para nós chegarmos a Ele por meio de Seu Filho, Cristo Jesus. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ele é a Palavra Viva de Deus. Ao discutir o dom de profecia, não podemos enfatizar suficientemente a centralidade de Cristo. 

“A essência do dom de profecia é o fundamento de usar todos os dons do Espírito”, explica Britt Mooney, “Para curar ou fazer outras coisas milagrosas, primeiro devo ser capaz de ouvir Deus”.

Nosso relacionamento com o Senhor é importante! Não poderemos saber se uma palavra é do Senhor, ou ouvi-la e recebê-la, quando nosso relacionamento com Ele for colocado em segundo plano. 

“A função primária de um profeta no Antigo Testamento era servir como representante ou embaixador de Deus, comunicando a palavra de Deus ao seu povo”, explica Sam Storms,  “Os verdadeiros profetas nunca falavam por sua própria autoridade ou compartilhavam suas opiniões pessoais, mas sim entregavam a mensagem. da palavra de Deus ao seu povo”. 

3. A profecia chama o povo de Deus a se voltar para ele.

A profecia deveria nos convidar a voltar ao Senhor… a voltar nosso rosto para Jesus. A Bíblia nos dá muitos imperativos sobre como saber que uma profecia é bíblica e o que fazer se não for. No Antigo Testamento, Moisés escreveu no livro de Deuteronômio que a pena para os falsos profetas era a morte (Dt 18:20 ). 2 Pedro 1:21 diz: 

“Pois a profecia nunca teve sua origem na vontade humana, mas os profetas, embora humanos, falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo”. (NVI)

Mais Versículos da Bíblia sobre Profecia:

“Se alguém fala, deve fazê-lo como quem fala as próprias palavras de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus dá, para que em todas as coisas Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo. A ele seja a glória e o poder para todo o sempre. Um homem.” 1 Pedro 4:11 NVI

“Agora vá; Eu te ajudarei a falar e te ensinarei o que dizer.” Êxodo 4:12 NVI

“Vou suscitar para eles um profeta como você dentre seus irmãos israelitas, e porei minhas palavras em sua boca. Ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordeno.” Deuteronômio 18:18 NVI

“Então o Senhor estendeu a mão, tocou minha boca e me disse: ‘Coloquei minhas palavras em sua boca’.” Jeremias 1:9 NVI

“Ora, Débora, uma profeta, esposa de Lapidote, estava liderando Israel na época.” Juízes 4:4 NVI

“A visão sobre Judá e Jerusalém que Isaías, filho de Amoz, teve durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.” Isaías 1:1 NVI

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e em teu nome não expulsamos demônios e em teu nome não realizamos muitos milagres!’ Então direi a eles claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim, malfeitores!’” Mateus 7:21-23 NVI

“Eles farão tais coisas porque não conheceram o Pai ou a mim”. João 16:3 NVI

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar na justiça.” 2 Timóteo 3:16 NVI

“Edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo o próprio Cristo Jesus como a principal pedra da esquina”. Efésios 2:20 NVI

Este é um presente que as pessoas ainda têm hoje?

“Todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos são professores? Todos fazem milagres?” 1 Coríntios 12:29 NVI

A profecia é um dom espiritual que as pessoas ainda têm hoje. O Espírito Santo pode falar através das pessoas de maneira profética, e sempre de acordo e alinhamento com a verdade das Escrituras. Paulo escreveu aos Coríntios sobre a integridade do amor no famoso capítulo do “amor”,  1 Coríntios 13 . 

“As pessoas em Corinto estavam abusando dos dons espirituais, e Paulo faz questão de instruí-los que o amor de Deus deve ser a motivação de como Seu poder deve operar,  explica Britt Mooney. ”

A profecia, como qualquer outro dom espiritual do Senhor, não pode se usar à parte do Espírito de Deus. Lembre-se, os profetas são sempre destinados a apontar as pessoas para o Senhor, Deus, o Único e Verdadeiro Deus, através da Palavra Viva, o Filho de Deus, Jesus Cristo.

A profecia é um dom. Nem todo mundo tem, mas alguns certamente têm até hoje. Quando nosso relacionamento com o Senhor é consistente, somos capazes de andar plenamente nos dons que Ele nos deu. A profecia nunca irá contradizer as Escrituras ou o caráter de Deus. Somos avisados ​​de que haverá muitos falsos profetas de agora até a volta de Jesus. Os falsos profetas podem ser expostos ao alinhá-los com a verdade da Palavra de Deus.

Autora Meg do site Crosswalk.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor