Trigo ou Joio? – Estudo e Pregação em Mateus 13:24-30

esboço de pregação e estudo sobre Joio e Trigo

Estudo e esboço de pregação expositiva em Mateus 13:24-30 com o tema “Trigo ou Joio?”.

Tema da pregação: TRIGO OU JOIO?

Texto deste estudo e pregação: Mateus 13:24-30

Introdução do estudo:

Neste capítulo, Jesus contém nada menos que 8 parábolas. Nestas “histórias terrenas com significados celestiais”, Jesus fala sobre o plano de salvação de Deus, a obra de Satanás, a natureza inconstante do coração humano e a grandeza do reino dos céus.

Depois que Jesus terminou de contar as primeiras quatro parábolas, os discípulos aproximaram-se dele para fazer uma pergunta.




Observe o versículo 36. Eles não perguntaram sobre o semeador, a terra ou a semente; eles não perguntaram sobre o grão de mostarda ou o fermento.

Quando pediram a Jesus que explicasse uma parábola, pediram-Lhe que explicasse aquilo que é o foco da nossa atenção; a parábola do trigo e do joio. Por que eles escolheram este em vez de todas as outras?

Bem, a Bíblia não diz com certeza, mas vou arriscar um palpite. Meu palpite é que esta parábola continha algum elemento ou outro que perturbava esses 12 homens. E, devo ser honesto e dizer que alguns dos elementos desta parábola me incomodam!

A título de introdução, examinaremos esta parábola usando a explicação do próprio Cristo e observaremos algumas razões pelas quais esta parábola, de todas as oito que Ele contornou naquele dia, chamou a atenção dos discípulos.




O contexto:

Um fazendeiro planta um campo de trigo. Ele usa boas sementes e planta a colheita esperando uma boa colheita. Porém, enquanto ele e seus servos dormiam, seu inimigo entrou em seu campo e plantou joio no meio do trigo.

O que é “joio”? Basicamente, são ervas daninhas. Nos estágios iniciais de seu desenvolvimento, parece exatamente com o trigo. Somente quando a planta madura e os grãos se formam na cabeça da planta de trigo genuíno é que as duas plantas podem distinguir uma da outra. O resultado final é este: o trigo tem frutos na cabeça, enquanto a cabeça do joio está cheia de pequenas sementes pretas.

Então, o campo parece bom, o agricultor está entusiasmado para uma colheita abundante. Parece que há mais trigo crescendo do que ele esperava. Contudo, à medida que a colheita se aproximava, tornou-se evidente que havia joio no meio do trigo.

Os servos descobrem o joio e entram para contar ao patrão o problema. Veja, eles foram capazes de perceber a diferença porque à medida que o trigo se desenvolve e os brotos crescem dentro da cabeça da planta de trigo, o peso dos grãos faz com que o caule do trigo se dobre, fazendo com que a cabeça pareça estar curvada em direção à terra. O joio, por outro lado, tem cabeça leve e continua ereto e alto!




Os servos percebem o problema e se oferecem para arrancar o joio. Mas o senhor, sabendo que as raízes do joio estão entrelaçadas com as do trigo, proíbe. Ele sabe que se o joio for arrancado, grande parte do trigo será arrancado junto.

Seu conselho é deixá-los crescer juntos até a colheita, então ele enviará os ceifeiros para colher primeiro o joio e amará-lo para queimar. Então o trigo será colhido e colocado em seus celeiros.

Jesus explica a parábola

Ao explicar esta parábola, Jesus revela as identidades dos personagens envolvidos na narrativa aos Seus discípulos e a nós.

O semeador é identificado como Cristo, enquanto a boa semente representa o Evangelho da graça. O responsável por semear o joio é o diabo. O trigo simboliza aqueles salvos, enquanto o joio representa os não salvos, mas exibe uma aparência de salvação.




O joio refere-se especificamente àqueles dentro da igreja que aparentam ser salvos, comportam-se como salvos e dão a impressão de serem salvos, mas estão, na realidade, enganados quanto à sua salvação.

O joio representa aqueles que esperam alcançar o céu após a morte, mas, na verdade, enfrentarão o inferno. Assim como o joio, os pecadores perdidos, mesmos aqueles que parecem salvos, são destinados a apenas uma coisa: serem consumidos pelo fogo do julgamento.

Meu único objetivo ao proclamar esta mensagem é seguir a instrução do apóstolo Paulo aos coríntios, como está em 2 Coríntios 13:5:

“Examinai-vos a vós mesmos, se estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Não sabeis a vós mesmo como é que Jesus Cristo está em vós, a menos que sejais réprobos?”




Além disso, quero que vocês sigam o conselho de Pedro em 2 Pedro 1:10:

“Portanto, irmãos, procurem diligentemente confirmar sua vocação e eleição; pois se fizerem essas coisas, nunca cairão.”

Alguém pode se perguntar: “Por que você está compartilhando essa mensagem conosco, pregador?” A resposta é simples: não desejo que você viva buscando sua salvação e possa enfrentar a perdição eterna. Quero que você tenha certeza de sua salvação pela graça de Deus!

E então, você é trigo ou joio?

A pergunta crucial que todos devemos fazer a nós mesmos é: “Sou trigo ou sou joio?




Alguém poderia objetar: “Pregador, todos nós estamos salvos aqui! Não há necessidade de uma mensagem como esta!”

No entanto, a realidade é que não podemos ter certeza disso! Muitas vezes, as pessoas pensam que são trigo quando, na verdade, são joio.

Vamos explorar três breves reflexões que revelam o que o trigo e o joio têm em comum, mas também destacamos suas diferenças.

Ao compartilhar esta mensagem, peço humildemente que não desconsidere suas palavras. Permita que o Senhor fale diretamente ao seu coração neste momento. Se você já estiver salvo, essa mensagem não causará dano, mas se você estiver perdido, pode ser o ponto de virada em sua vida. Abra-se para a voz de Deus hoje.

I. AMBOS FORAM PLANTADOS JUNTOS (v. 24-25)

Tanto o trigo quanto o joio compartilhavam a experiência comum de terem sido plantados. A distinção na experiência se revela de duas maneiras muito importantes.

A. O Caráter da Semente

Obviamente, um semente de trigo produzido trigo, enquanto um semente de joio produzido joio. No nível espiritual, a “semente” é aquilo em que depositamos nossa fé. Para o crente genuíno, a “semente” é o Evangelho da graça.

Uma pessoa realmente nascida de novo, confia unicamente em Jesus Cristo para sua salvação. O joio, por outro lado, pode confiar em inúmeras experiências emocionais, espirituais ou físicas para sua salvação. Tudo se resume a onde você colocou sua fé. Em que você está confiando para sua salvação?

B. O Caráter do Semeador

A boa semente foi semeada pelo dono do campo, enquanto o joio foi semeado pelo seu inimigo. Qual foi a motivação do inimigo ao fazer isso? Obviamente, foi uma tentativa de destruir a colheita e, em última análise, foi um ataque ao agricultor.

Satanás não está no negócio de semear joio entre o trigo do Senhor. Por quê? Bem, ele sabe que se puder colocar o suficiente do artificial entre o genuíno, então poderá devastar toda a colheita.

Satanás está no negócio de desfazer tudo o que que o Senhor está fazendo! Se ele puder encher a igreja com membros perdidos, então poderá encher o inferno com uma multidão de pessoas enganadas. Se ele puder absorver cabras suficientes entre as ovelhas, então poderá perturbar a harmonia e a bem-aventurança da igreja.

Sempre que há problemas na igreja, você quase pode confiar nesta verdade: há uma pessoa perdida envolvida em algum lugar.

Satanás sabe que um número suficiente de pessoas perdidas na igreja dará à igreja uma má confiança. os salvos por um certo tempo, então a sua verdadeira natureza, como a do joio, aparecerá!

II. AMBOS PROGREDIRAM JUNTOS (V. 26-30a)

A. Havia toda a atividade do trigo

Agora, isso é interessante, tanto o trigo quanto o joio cresceram. À medida que o trigo crescia, o joio crescia junto com eles. Eles fizeram tudo o que o trigo fez e ficaram bem fazendo isso!

Lições a aplicação

Acho que é bastante óbvio que as pessoas salvam cresçam no Senhor. Se você permanecer na igreja, permanecer na Bíblia e permanecer em oração, então você crescerá e prosperará nas coisas de Deus.

No entanto, você sabe que é possível que o membro perdido da igreja também cresceu nas coisas do Senhor?

Ah, sim! Veja a Bíblia, por exemplo. É um livro espiritual! Ou seja, é necessário o tipo certo de espírito para compreender as verdades profundas da Bíblia, 1 Coríntios 2:14:

“Mas o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e ele não pode entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.”

Agora, imagine uma pessoa que se engana pensando que está salva. Elas ouvem pregações onde as verdades da Bíblia são explicadas e esclarecidas. Essa pessoa perdida certamente pode entender a Bíblia. Eles podem memorizá-la e conhecer as histórias da Bíblia. Eles podem possuir todas as atividades do crente genuíno.

Joio na igreja canta no coral, serve como diácono e professor de escola dominical, participa fielmente e vem às reuniões de oração. Eles até ficam no púlpito e pregam a Palavra de Deus. Mas, só porque têm toda a atividade do trigo, isso não significa que sejam verdadeiros.

B. Havia toda a aparência do trigo

O joio não apenas cresce junto com o trigo, mas também se parece com o trigo. Até que estejam completamente amadurecidos, é impossível distinguir um do outro. Se você tivesse trigo em uma mão e joio na outra diante de seus olhos, você não seria capaz de diferenciá-los!

É assim que as coisas são na igreja. Não podemos dizer a diferença entre o genuíno e o artificial. O joio na igreja se veste corretamente, fala corretamente, anda corretamente, dá toda a aparência de salvo. Se você examinar um verdadeiro cristão e um joio juntos, você não conseguiria diferenciá-los.

C. Não havia abundância de trigo

Então, o joio era como o trigo e se parece com o trigo, mas é aí que as semelhanças terminam. Uma coisa que a tara não pode produzir é fruto. Se você abrisse a cabeça de uma planta de trigo, encontraria cheia de grãos de trigo. Se você abrisse a cabeça da tara, você encontraria cheia de minúsculas sementes pretas. Uma coisa que o joio nunca poderia produzir eram frutos duradouros.

O mesmo acontece com o joio na igreja. Eles dão toda a aparência externa de ser o verdadeiro negócio. Eles parecem certos, envelhecem corretamente, falam corretamente e andam corretamente, mas quando você vai direto ao assunto, não há fruto em suas vidas. O que queremos dizer com fruto? O joio não terá as coisas que tornam o crente genuíno tão especial. Ele não terá o fruto do Espírito, Gálatas 5:22-23.

Eles podem ser capazes de falsificá-lo por um tempo, mas eventualmente, sua verdadeira natureza se revelará, Gálatas 5:19-21.

Amigo, se você é um joio, você pode dar todas as aparências externas de ser um cristão, mas não deixe que sua aparência e as coisas que você faz sejam a base de sua segurança. -se de que sua fé está em Jesus Cristo e somente Nele!

Lições e aplicação

É interessante notar a resposta do agricultor quando questionado sobre a remoção do joio. Seu conselho foi permitir que ambos crescessem juntos até a colheita. Por quê?

Porque as raízes do joio se entrelaçariam com aquelas do trigo e se o joio fosse arrancado, então parte do trigo também seria danificada.

A mensagem aqui é esta: Você e eu não podemos realmente dizer a diferença entre o genuíno e o artificial! Se nos colocarmos como juízes e começarmos a tentar eliminar aqueles que achamos que podem ser joio, certamente arrancaremos um pouco do trigo também.

Julgar entre o real e o falso é trabalho de Deus e deve permanecer assim! Tudo o que vemos é a aparência externa, mas Deus é capaz de olhar para o coração, 1 Sam. 16:7:

“Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para o seu rosto, nem para a altura da sua estatura; porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como o homem vê; porque o homem olha para a aparência exterior, mas o Senhor vê o coração.”

III.  AMBOS FORAM PROCESSADOS JUNTOS (v. 30b)

Finalmente chegou o dia da colheita. Os ceifeiros foram enviados ao campo para primeiro o joio e depois o trigo. Como eles poderiam saber a diferença agora? É fácil nesta fase, porque à medida que o trigo amadurece, a cabeça fica cheia de grãos e o peso dos grãos faz com que o caule da planta do trigo se curva em direção ao solo. As sensações na cabeça da tara são leves. Isso permite que a tara permaneça alta.

A mensagem aqui é clara e clara. À medida que um crente genuíno cresce no Senhor, ele tende a se tornar mais humilde diante da presença de Deus. O joio, por outro lado, permanecerá em seu orgulho e irá para o inferno agarrado firmemente. às suas falsas opiniões e tolices.) Quando chegou à época da colheita, ambos foram reunidos, tiveram mas fins muito diferentes.

A. O joio foi queimado

Essas plantas foram amarradas, deixadas secas e usadas como gravetos. Eles não serviam para nada além de serem queimados. Se o joio fosse comido acidentalmente, causava náuseas e tonturas.

B. O Trigo Foi Celeiro

O trigo foi colhido e levado para o celeiro. Aqui seria processado para consumo humano e talvez até vendido pelo agricultor com um lucro específico. Ele guardou o trigo, mas não usou o joio!

As lições aqui são muito claras! Quando esta vida terminar, só haverá dois destinos possíveis para a alma humana. Cada pessoa que vive e morre como um joio será lançada no fogo do Inferno, para ser eternamente separada da presença de Deus, 2 Tessalonicenses 1:8-9; Salmos 9:17.

O crente genuíno, por outro lado, pode esperar ir ao Céu para a Casa do Senhor no Céu, João 14:1-3. A questão é: o que será para você? Tudo depende se você é um joio ou um trigo.

Amigo, examine-se cuidadosamente esta manhã. Não se deixe truque direto para o Inferno. Se a sua fé está em qualquer outro lugar que não seja no Senhor Jesus Cristo, então você é um joio e precisa de salvação hoje.

Conclusão: Trigo ou Joio?

À medida que reunimos todos esses pensamentos, gostaria de encerrar com um aviso. Faço-lhe esta pergunta: Como se manifesta o joio? De onde ele vem? Como ele entra na igreja? Embora seja obra de Satanás, há obstáculos importantes a considerar ao caminhar pela vida.

1. Cuidado com as boas obras

É fácil substituir a segurança pelas boas obras. Muitas vezes, o joio não é tão prejudicial quanto se pode imaginar; na verdade, ele pode parecer o melhor.

Envolva-se em atividades na igreja, mas priorize sua salvação. Não permita que um lugar no coral, uma posição na igreja ou boas ações o conduzam ao caminho errado!

2. Cuidado com as boas crenças

Há um perigo real em frequentar uma igreja como esta. O risco é que, ao ouvir tanta verdade sendo pregada e ensinada, seja fácil aprender as doutrinas e acreditar nas coisas certas, sem realmente acreditar na Pessoa certa! Pode-se crer na Bíblia e em cada palavra dela, e ainda assim ir para o Inferno.

Considere Tiago 2:19. Mesmo o diabo acredita em tudo e até treme diante disso, mas nunca será salvo. Crer em todas as doutrinas fundamentais da fé não fará diferença até que se curva diante do Senhor em se arrepender por seus pecados e receber a morte expiatória de Jesus como a única esperança de salvação.

Acreditar nas verdades bíblicas não o salvará até que você venha a Jesus como um pecador perdido, se arrependa de seus pecados e viva de acordo com seus ensinamentos.

Algumas pessoas podem ter crescido ouvindo uma pregação bíblica, mas nunca ter nascido de novo, nunca ter se arrependido de seus pecados. Acreditar corretamente não é suficiente; A ação de vir a Jesus em arrependimento é crucial. Não permita que uma boa doutrina o conduza ao caminho errado!

3. Cuidado com as pessoas boas

Existem pessoas ao seu redor que jamais fariam mal a você nem por todo o dinheiro do mundo, mas que, inadvertidamente, poderiam conduzi-lo ao Inferno. Minha própria avó quase fez isso comigo. Nunca permita que as palavras e garantias de outra pessoa sirvam como base para sua salvação!

A verdade é que as pessoas podem inadvertidamente levá-lo ao Inferno enquanto tentam se certificar de que você está certo com Deus.

4. Cuidado com os bons sentimentos

Às vezes, temos cultos emocionais por aqui. Há sentimentos bastante intensos durante esses cultos. É fácil experimentar emoções, talvez chorar e até testemunhar sobre aquela vez em que teve medo e foi ao altar ou quando teve uma experiência marcante.

No entanto, é crucial entender que esses sentimentos emocionais não podem salvar sua alma! Embora aprecie os bons sentimentos, não dependo deles para garantir meu caminho ao Céu. Minha salvação está assegurada porque confio em Jesus Cristo. E você?

Se você gostou deste estudo e pregação sobre a parábola do Joio e o Trigo, então veja mais:

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.