4 lições poderosas da Oração de Jabes na Bíblia

Estudo Bíblico4 Coisas na Oração de Jabes que Moveu os Céus a seu Favor

A oração de Jabes é uma das orações mais poderosas da Bíblia Sagrada. Ele foi alguém de quem se sabe muito pouco, porém, sua presença curta no texto sagrado é carregada por uma devoção extraordinária.

Sua forma de viver e de servir a Deus o colocou em um lugar de destaque entre seus irmãos, a Bíblia usa o termo “ilustre” ao se referir a ele como descendente de Judá (1 Crônicas 4:9).

Pelo pouco que temos de informação a respeito dele, leva-nos a entender que a gestação de sua mãe foi marcada por dor. Não se sabe ao certo o que sucedeu a ela, mas o que lemos sugere que foi algo anormal.

Jabes nasce sob dizeres de maldição, e carregava um nome que lembrava dor e sofrimento a sua mãe. Todavia, o texto sagrado afirma que Jabes invocou a Deus, e Este reverteu a sua situação.




Assim, de alguém que lembrava dor e sofrimento, ele passou a representar alguém muito abençoado por Deus, ao ponto das pessoas de sua família e tribo olharem com muito orgulho.

Hoje, nós iremos explorar as 4 coisas da oração desse servo de Deus que moveu os céus a seu favor.

A Oração de Jabes

Jabes foi mais ilustre do que seus irmãos. Sua mãe lhe pusera o nome de Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo:

Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira.




1 Crônicas 4:9,10

O que aprendemos com a oração de Jabes na Bíblia:

1° Jabes Orou Pedindo para ser abençoado muitíssimo Por Deus

Essa súplica de Jabes, revela a profunda fé e confiança que ele tinha na capacidade de Deus de transformar sua vida.

Portanto, ao buscar essa bênção abundante, veja que está no superlativo “muitíssimo”, Jabes pede uma benção extraordinária, reconhecendo que somente Deus poderia lhe conceder.

Assim, essa parte da oração de Jabes nos inspira a buscar fervorosamente uma bênção extraordinária de Deus para nossas próprias vidas, confiando em Sua misericórdia e poder. Só Deus tem a capacidade de nos abençoar abundantemente (Malaquias 3:10).




2° Jabes Pediu que Deus Ampliasse os Seus Termos

Na oração de Jabes, ele pede que Deus amplie os seus termos.

Este pedido parece, assim como o anterior, ser meio ambicioso. Todavia, nós cristãos não devemos entender assim.

Queridos, o próprio Jesus ensinou sobre lutarmos pela ampliação daquilo que recebemos de Deus. Vamos para um exemplo bíblico disso na parábola dos Talentos que o Senhor propôs uma vez.

Perceba que, na parábola, o homem entregou 5 talentos a um, 2 a outro e ao último entregou apenas 1. Perceba que os talentos foram entregues de acordo com a capacidade de cada um, mas a missão de todos eles era “multiplicar (Mateus 25:14-29).




Num exemplo prático podemos entender assim: um irmão nasce cantando muito bem, pois há pessoas que nunca foi numa escola de música mas possui um talento nato. Esse irmão começa estudar violão para aprender tocar, ele, com esforço, consegue.

Todavia, ele não nasceu com a habilidade de tocar, ele “granjeou”, ou seja, trabalhou para isso. Antes ele possuía apenas 1 dom, após se esforçar e conseguir tocar ele conseguiu outro.

Então, pedir que Deus amplie nossos termos tem tudo a ver com nosso esforço para “conquistar mais terras”. Deus nunca iria ampliar os termos de um Jabes que estivesse de Braços cruzados.

Há pessoas que têm vontade de tocar um instrumento,, dar uma palavra na igreja etc., e dizem que não fazem por “não possuir o dom”. Todavia é possível todo mundo receber e ampliar os seus dons, porém isto deve ser feito com oração e muito esforço.




3° Jabes Pediu Também que a Mão de Deus Estivesse com Ele

Outra coisa que a oração de Jabes nos mostra é que não basta somente a benção abundante e os termos amplos; Devemos pedir para que a Mão de Deus esteja conosco.

A mão de Deus implica proteção, direção e muita misericórdia. A direção de Deus nos mostra o melhor caminho e as melhores escolhas.

Porém, nem sempre acertamos. Assim, mesmo quando erramos, quando estamos nas mão de Deus a misericórdia e graça. Portanto, Davi, quando pecou, escolheu cair nela. Ele disse:

“Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque mui grandes são as suas misericórdias;




1 Crônicas 21:13

Ao pedir que a mão de Deus fosse com ele, Jabes pediu que a direção do Eterno predominasse em sua vida. Há elementos do “Pai nosso” nesta oração de Jabes. Quando pedimos “venha a nós o teu reino e seja feita a tua vontade”, estamos pedindo: “que tua mão seja comigo”.

4° Em sua Oração Jabes Pediu Também Para não Ser Afligido Pelo Mal

Essa é mais uma parte da oração daquele crente que também está presenta na oração que Jesus ensinou aos seus discípulos, o “Pai nosso”.

A expressão “não deixe que do mal eu seja aflito”, é o mesmo que dizer: “não me deixe cair em tentação, mas livra-me do mal”. Assim temos uma oração modelo, carregada de uma poderosa instrução.

É mister que o crente ore pedindo tudo o que Jabes, pediu. Deus concederá, se for de sua vontade, e a cada um a resposta será de acordo com a sua capacidade. Porém, todos devemos pedir proteção para não cair em tentação.

Deus já nos protege e guarda, mas, quando oramos assim como Jabes, nossa essa súplica demonstra a nossa paixão ardente por Deus, e o nosso desejo de permanecer fiel por amor à sua palavra.

Se gostou do post continue lendo em nosso site:

Sobre o Autor

Mesequias Maadson
Mesequias Maadson

Sou acadêmico de Letras e Teologia, poeta, escritor publicado e autor de livro. Com vasta experiência na liderança da E.B.D. da minha igreja por 10 anos, também auxiliei por alguns anos o pastor vice-presidente do ministério. Apaixonado por estudar a Bíblia, compartilho meus conhecimentos por meio de redações e comentários sobre os textos da nossa lição. Além disso, sou compositor de canções românticas e espirituais, disponibilizando músicas para cantores.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.