Cartas de Cristo – Pregação em 2 coríntios 3:1-6
Esboço de Pregação expositiva em 2 coríntios 3:1-6 com o tema: Cartas de Cristo.
Tema da pregação: CARTAS DE CRISTO
Texto: 2 Coríntios 3:1-6
² Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.
³ Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
INTRODUÇÃO
Receber cartas é algo que todos apreciamos. No texto, Paulo aborda a ideia do crente como “uma carta de Cristo”, destacando a tremenda implicação dessa analogia em nossas vidas. O que Deus deseja comunicar aos outros através de nós deve estar claramente escrito em nossas vidas.
TRANSIÇÃO: Para sermos verdadeiras cartas de Cristo, é necessário atender a três condições.
I – PRECISAM SER ABERTAS – (v. 2-3)
Ao receber correspondência, ansiamos por conhecer seu conteúdo. Da mesma forma, nossa vida deve ser uma exposição aberta para todos ao nosso redor.
Os princípios cristãos devem ser visíveis em nós, dispensando a necessidade de cartas de recomendação. Somos cartas pessoais, permanentes, públicas e conhecidas por todos.
A autenticidade do crente como carta de Cristo é evidenciada por um ministério administrado por nós, de origem sobrenatural e testemunho escrito no coração.
II – PRECISAM SER LEGÍVEIS – (v. 3)
Assim como uma carta redigida em uma língua desconhecida frustra, a vida do crente não pode ser dúbia, confusa ou insegura.
Nossa conduta deve ser clara, definida, coerente e estável. Devemos ser cartas legíveis, cujo testemunho seja compreensível e coerente.
III – PRECISAM TRAZER BOAS NOTÍCIAS – (v. 5-6)
Assim como uma carta ideal traz boas notícias, o crente deve ser portador de uma mensagem de salvação, amor e paz provenientes de Deus por meio de Cristo.
As boas novas devem ser visíveis em nossas vidas, reveladas em nosso cotidiano. Nossa competência e qualificação vêm de Deus, tornando-nos ministros competentes da nova aliança.
CONCLUSÃO desta Pregação em 2 coríntios 3:1-6
Uma ilustração destaca a importância de não sermos como uma carta não entregue, que resultou em tragédia. Devemos ser cartas abertas, legíveis, anunciando a maravilhosa vida em Cristo Jesus.
Não permitamos que nossa vida seja uma carta não entregue, causando impacto e revelando as boas notícias que carregamos.
Se gostou, então veja mais esboços de pregação prontas:
- Uma migalha de sua mão é mais que suficiente
- Trigo ou Joio? – Estudo e Pregação em Mateus 13:24-30
- A Crucificação do Rei – Estudo e Pregação em Mateus 27:27-54
- Jesus, o Pão da Vida – Estudo e Pregação em João 6
- Ana, uma investidora sábia – Pregação e Estudo em 1 Samuel 1
Sobre o Autor