4 lições sobre Deus mandando Abraão sacrificar Isaque – Estudo e Pregação

Esboço de pregação e estudo em Gênesis 22:1-19 sobre quando Deus manda Abraão sacrificar Isaque. Sermão para pregar sobre 4 lições de Deus mandando Abraão sacrificar.

Texto do sermão: Gênesis 22:1-19

Tema do sermão: Deus manda Abraão sacrificar Isaque

Introdução do sermão

Elie Wiesel, o sobrevivente do Holocausto mais famoso de todos os tempos, disse isso uma vez. 




Depois do Holocausto, não perdi a fé em Deus. Perdi a fé na humanidade!

Se o Holocausto foi um teste, tenho certeza de que Wiesel passou com louvor. 

Falando em testes, Abraão é um homem que não podemos ignorar. Abraão provou que Deus pode confiar nele. Mas Deus é onisciente. Ele já sabia que Abraão obedeceria. Então por que ele provou seu servo? 

Será que Deus apenas queria ver o sofrimento de Abraão? Certamente não. Deus tinha algumas lições em mente que ele queria que Abraão aprendesse. 




No sermão de hoje, quero compartilhar com você quatro dessas lições.

1. Devemos tudo a Deus

A ordem de Deus para sacrificar o único filho de Abraão como holocausto certamente soa muito injusto e brutal para a mente humana natural (Gênesis 22:1-2). Mas Abraão obedeceu porque sabia que devia Isaque a Deus e Deus em sua soberania tinha todo o direito de levá-lo de volta (Gênesis 22:3).

Ilustração: 

Pastor Colton Wickramaratne em sua biografia compartilha que a doença de sua esposa Susanne piorou um dia e os médicos desistiram completamente dela. Depois de voltar para casa naquela noite, ele orou: “Susanne e eu estamos juntos há muitos anos. Eu a libero em suas mãos, embora seja uma coisa muito difícil para mim, você pode levá-la para si mesmo.




Ele se levantou por volta da meia-noite porque ouviu Deus falando com ele.

“Quem é você para me conceder permissão para levar sua esposa? Não preciso de sua permissão para levá-la, posso levar você e posso levar sua neta mais nova. Apenas me obedeça. Não tente tomar o meu lugar.” 

Lições:

Há muitas coisas na vida que valorizamos muito e não vamos deixar de lado. O dinheiro é apenas um deles. Falando de dinheiro, muitas vezes ouço as pessoas se referirem ao dízimo como dar a Deus o que é dele por direito. É como dizer que apenas 10% de tudo que ganho pertence a Deus e o saldo de 90% é todo meu. A verdade não é apenas o dízimo, mas tudo que ganho e tudo que tenho pertence a Deus.




2. Deus molda seus Escolhidos

O dicionário define “moldar” como “ajustar-se para realizar uma tarefa específica”. Abraão foi escolhido por Deus para realizar a tarefa especial de gerar uma grande nação, por meio da qual nasceria o Salvador do mundo. Mas primeiro, Deus teve que moldar seu servo na forma correta. 

Ele começou ordenando a Abraão que deixasse o país, seu povo e a casa do pai (Gn 12:1). Então Deus colocou Abraão em uma prova difícil. Não porque ele não tinha certeza do que Abraão faria. Afinal, Deus é onisciente (sabe de tudo). Deus provou Abraão porque fazia parte de seu processo aprovar seu servo.

Ilustração: 

As duas primeiras semanas de treinamento dos SEALs da Marinha dos EUA são conhecidas como “Hell Week” por causa dos testes extremamente difíceis que os candidatos devem completar durante esse período. Cada candidato dorme no máximo quatro horas durante todo o tempo, corre mais de 320 quilômetros e faz treinamento físico por mais de 20 horas por dia. Qualquer Candidato que não passar no teste é considerado desqualificado.




Por que os candidatos a SEAL precisam passar por testes físicos severos, como a Semana Infernal? É porque os SEALs são escolhidos para a tarefa de combater o inimigo em situações de combate extremamente ameaçadoras à vida, seja no mar, no ar ou na terra. Remova a Semana Infernal do programa de treinamento e você terá um SEAL pela metade.

Lições e aplicação: 

Sentimos que Deus está sendo injusto quando temos que enfrentar nossas próprias “semanas infernais” de testes. No entanto, aprendemos com a vida de Abraão que os testes são parte do processo que Deus usou para nos moldar no homem ou mulher que ele deseja que sejamos. Isso me lembra um poema.

Não, aquele trauma que você enfrentou não foi fácil.
E Deus chorou por ter te machucado tanto;
Mas foi permitido moldar seu coração
Para que à semelhança dele você crescesse.




VOCÊ É QUEM VOCÊ É POR UMA RAZÃO DE RUSSELL KELFER

3. Somos salvos pela fé

Em Gênesis 12, embora Abraão tenha obedecido ao chamado, ele estava relutante em ir sozinho. Então ele levou Ló com ele. 

A fé de Abraão estava em seu nível básico. No entanto, à medida que a jornada para Moriá progrediu, vemos que a fé de Abraão também progrediu. 

No terceiro dia da viagem, quando Abraão olhou para cima e viu seu destino ao longe, disse a seus servos que esperassem, enquanto ele e Isaque iriam adorar e voltar (Gênesis 22:5). Abraão estava mentindo? Não era essa sua intenção. Ele estava profetizando porque de acordo com Hebreus 11:17-19 “Abraão estava certo de que Deus poderia até ressuscitar os mortos”.

Então, enquanto eles ainda estavam longe Isaque pergunta onde está o Cordeiro para o sacrifício? Novamente Abraão profetiza “o Senhor o proverá” (Gênesis 22:8). De acordo com a história, Deus realmente providenciou um Carneiro para o sacrifício (Gênesis 22:9-14).

Ilustração: 

O ladrão tinha pregos nas duas mãos para não poder trabalhar; e um prego em cada pé, ele não podia levantar uma mão ou um pé em direção à sua salvação, e ainda assim Cristo lhe ofereceu o dom de Deus, e ele o aceitou. Cristo lhe deu um passaporte e o levou para o Paraíso. (DL Mal-humorado)

Lições e aplicação: 

Podemos extrair muito desses versículos, mas quero focar em duas coisas. Fé e salvação. A Bíblia diz que Deus creditou a fé de Abraão a ele como justiça (Gênesis 15:6; Romanos 4:3). Assim como Abraão, também somos salvos pela fé. No entanto, a vida de Abraão nos ensina que não somos salvos da noite para o dia, mas sim todos os dias. Um processo divino que só se completará quando morrermos. Isso é chamado de santificação na teologia cristã.

Se a salvação é uma montanha que escalamos pela fé, enquanto a base da montanha marca o início de nossa jornada com Cristo, o cume marca o fim da jornada (morte) e a entrada para a glória eterna (salvação). 

Uma rápida pesquisa na internet lhe dirá que um alpinista escalado tem que lutar contra muitos obstáculos mortais, como doença de altitude, temperatura, clima, quedas, avalanches, fendas e febre do cume.

Como verdadeiros alpinistas escalando montanhas, também enfrentaremos muitos obstáculos, provações e erros enquanto escalamos nossa montanha da salvação. Abraão mostra o que devemos fazer diante de obstáculos. Devemos permanecer na Palavra de Deus e raciocinar pela fé (Hebreus 11:9). 

O ato de raciocinar alimentou a fé de Abraão e o raciocínio é uma maneira pela qual também podemos nutrir nossa fé. Nossa salvação se completa quando a fé atinge a plenitude de sua maturidade.

4. Deus recompensa a obediência

Em Gênesis 22:15-19 o Anjo do Senhor chamou Abraão do céu pela segunda vez e renovou as bênçãos (físicas) que Deus havia prometido a Abraão antes. Abraão pediu a Deus apenas um filho. Mas Deus viu que Abraão era obediente e o recompensou com uma nação inteira (Gênesis 15:2-5).

Ilustração: 

A salvação depende da obra de Cristo por nós, enquanto as recompensas dependem das nossas obras para Cristo. 

Lições e aplicação: 

Quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador, somos adaptados à família de Deus e Deus se torna nosso pai celestial. Isso nos leva à nossa próxima observação. Do ponto de vista de um pai terreno, uma criança desobediente não está apta a ter seus pedidos atendidos.

O mesmo acontece com nosso pai celestial. Deus nos abençoará quando obedecermos. Ele não o fará quando desobedecermos. Embora João 15:7 afirme isso, há muitas outras escrituras que ensinam o mesmo princípio (1 João 3:21–23, 1 Pedro 3:7; 12, Tiago 5:16).

Por que Deus recompensa a obediência? Porque a obediência não é brincadeira. A obediência é desafiadora. O custo da obediência é tão alto que a recompensa excede o custo.

Conclusão deste sermão sobre Abraão oferendo Isaque

Em qual fase do teste divino você está hoje? 

Pode ser deixar a casa de seu pai, deixar sua Sodoma e Gomorra para trás ou sacrificar seu Isaque. 

Qualquer que seja a fase do teste divino em que você esteja hoje, é minha sincera esperança e oração que você passe pelo teste e prove sua fidelidade ao Senhor.

Sobre o Autor

Professor André
Professor André

Formado em Teologia, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Professor de cursos de Homilética, Exegese e Hermenêutica, André ministra na EBD e escreve para a Biblioteca do Pregador. "Fico feliz em compartilhar meus conhecimentos aqui no Conselho de Pastor".

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.